16 de nov. de 2013

Turista, Praia, Democracia & Outros Babados





A Ka pediu para eu vir até aqui e falar dos.....turistas! Falar “deles”!! Primeiro, pq eles estão chegando. Já estão começando a invasão da(s) “minha(s)” praia(s). Hj mesmo passaram sete por aqui, prá conhecer a parte  do canto da minha casa onde pretendem ficar entre Natal e Ano Novo. Um lugar ideal para dois, que pode mto bem comportar quatro, mas virão em sete! Serão 7 em um canto feito prá dois. Turista de praia é bem por aí. Que fazer??

Chegando aqui pelo meu canto. Canto que, em 80% das vezes é habitado por um, 19% das vezes por dois e.....1% das vezes por mais que dois. Canto que, logo logo, estará com o estratosférico número de 8 habitantes! Quem mandou querer ganhar um din-din a mais, alugando parte do seu canto p/ esses invasores? Quem mandou? Quem?

Segundo, ainda  de acordo com a Ka, para amenizar um pouco os tópicos que venho postando aqui!

“- Fale dos turistas, que assim vc falará de um tema ligth, leve, brincalhão. Seu blog está mto (pretensiosamente) sério, pesado. Viajante demais, no sentido pejorativo do viajante. Fale “deles”. Brinque com esta famigerada invasão que está para acontecer.

Sábia Ka!

Amenizar, pegar leve, brincar!

Terntarei, mas não prometo que vá conseguir! Estamos combinados? Tentarei!

Uma premissa, rapidinho: tb tenho o Paulo turista, óbvio! Tb faço turismo. E pago todos os micos que todo turista paga! Tb saio por aí, invadindo a praia dos outros. Ainda não consegui sossegar o facho e parar, para todo o sempre, em um único lugar. Mas essa é uma outra conversa e, além do mais, o Paulo enquanto (ARGH!!!) turista é uma coisa, enquanto que estes turistas que invadem a minha praia é outra. Pois, “veja bem.....”

É mesmo culpa total dessa tal de democracia. E do juízo sempre distorcido que temos das coisas. O Paulo turista é uma coisa, mas esta corja que invade a minha praia..... Ah, me poupe. É a diferença da água pro vinho!!

Qta arrogância de minha parte. Ou pretensão! Dane-se. A mesma democracia que permite que eles venham, me permite tb ser arrogante e pretensioso se assim quiser, oras!

O que eu posso falar sobre os turistas  afinal, Ka?? O que dizer sobre este mar de gente que vem tirar o meu/nosso sossego, assim que o calor começa a imperar? Como pegar leve, falando deles?

Sei lá!! Xingá-los, talvez?? Culpar a democracia por permitir que eles venham? Mas como culpar alguém que, ao mesmo tempo, me permite vir aqui falar merda? É, é complicado mesmo.

A mão que afaga é a mesma que apedreja (Augusto dos Anjos - Versos Íntimos)

A democracia também. Só que, a que me defende é com D e a que traz os turistas é com d. Única diferença. Única brutal diferença (rs)!

Acabo me lembrando do Millôr quando nos ensinou que "DEMOCRACIA é quando eu mando em você e DITADURA é quando você manda em mim." E ditatorialmente eles vão chegando...

Putz, eu disse que seria ligth mas não sei se estou conseguindo

Bem, já havia dito lá em cima que não sei se conseguiria. Então, seguirei...


TURISTA

(mais um cigarro aceso)


Eles são um saco, me perturbam, perturbam minha paz. Imaginária ou não, perturbam minha paz! Emporcalham as praias, acabam com meu cigarro comprado no buteco de sempre, fazem minha casa ficar sem água, abarrotam o trânsito, deixam meus cães ainda mais inquietos qdo resolvem dar um rolê pelas proximidades da minha casa, são farofeiros, feios (com algumas deliciosas exceções), barulhentos, ridículos, não sabem se portar, são mesmo uns desclassificados, uma classe que deveria ser exterminada da face da terra, com exceção do turista Paulo, claro! Berram, gritam, se afogam, rolam bêbados na areia (prá depois postar no facebook, orgulhosos), sorriem para 1000 fotos, com a mesma veracidade que uma nota de três reais, vomitam o álcool ingerido em excesso, se amontoam em 15 em um lugar feito p/ 5, vivem aqui, pelas MINHAS praias, o carnaval de cada um deles, até chegar (ainda bem) a quarta-feira de cinzas e começarem a subir a serra...para meu deleite!!

- Não esqueçam de fechar o registro da água! E a chave-geral tb!!
- Não esqueçam o lulu, tadinho.
- Vai lá acordar seu pai, que está bêbado. Avise-o que está na hora de irmos embora. Subir a serra.
- Aperta tudo aí no porta-mala. Tem que caber, cacete!!
- Jr, separe a garrafinha de água p/ sua avó. Ela tem mta sede por causa do diabetis!!
- Não esquece de ver se tem gasolina no chevette!
- Mãe, cadê meu celular? Não vivo sem ele!
- Não sei, Maricleide. Cuide do que é seu!
- Josicleiton, passe o "potretor" solar que vc se queimou demais! Eu avisei, menino!
- Separe "as moeda" pro pedágio!!
- Guarde o resto do frango no isopor que comemos durante a viagem.
- E a coca 2,5 litros. E a cerveja (quente) do seu pai, que não vive sem ela tb!! Eta hómi bêbado!
- Vamos nos juntá aqui prá última foto, em frente da casa, todo mundo junto. Os 15!!
- Vejam se não esqueceram  nada.....


Aí, com esta última frase, “deles”, não tem como não lembrar do meu filhote! Gde filósofo que (ainda) não sabe que o é!

Na última vinda deles, Gu e Paula, antes de sair p/ pegar a serra, depois de uma vinda rápida à casa do pai, mto preocupado, como “bom” pai que sou, os acompanhei até o carro e disse minhas últimas palavras, antes do aceno de.....”até a próxima, amados filhos”

Disse o zeloso pai, pela janela do carro que já estava saindo:

“- Não se esqueceram de nada, filhos queridos”??

Aí, vem meu filósofo e amado filho Gustavo, e me responde, na lata:

“- Pai, se a gente estiver esquecendo algo, como podemos saber ou te lembrar do que é?? Se estamos esquecendo, estamos esquecendo, oras!! Básico, pablito! Básico!! Que perguntinha mais desnecessária, meu”!!!

"- Tá bão! Descurpe pela ignoranssa deste véio pai. Então...inté"!!

E o pior: esqueceram!!!! A Paulinha esqueceu suas havaianas aqui. Mas eles são de casa. Não são turistas!!! São meus amores, e meus amores não são turistas!

É isso que deu p/ sair, Ka!

* Ontem, São José dos Campos - Caraguá (+/- 90 Km): 8 horas!!!! Maldita democracia (rs)

Um comentário:

Unknown disse...

Preservar a praia não é só dever dos moradores locais,é um dever dos turistas também...
muitos turistas vem para praia achando que podem fazer tudo que não tem coragem de fazer na sua cidade. Acham que podem tudo...reclamam do transito de São Paulo,mas enfrentam um engarrafamento de 8 h para chegar à praia...
Não que eu seja contra os turistas na cidade ,pois eles injetam dinheiro no comércio local , porém os que não tem educação e não sabem o que é preservação do meio ambiente deveriam ficar em suas cidades,a natureza agradece...