13 de set. de 2015

HOJE



Na primeira longa parada que dei neste meu blog, fui estimulado a retomá-lo quando o Bruxo Abujamra morreu. Agora, novamente passando por uma parada em minhas postagens, volto a inspirar-me no Bruxo Abu para, quem sabe, retornar às minhas postagens, com minhas idéias, pensares e bobagens...

Como ando tendo um caso de amor com a Filosofia, andei xeretando alguns dos programas do Abu - Provocações - , onde ele recebe alguns filósofos, como o Karnal, já aqui citado umas tantas vezes, o Clóvis (idem) ou o psiquiatra Gikovate. Independente do entrevistado, o Bruxo sempre deixa, como última pergunta, a mais "simples" de todas: " - Fulano, o que é a vida?" Independente da resposta obtida, ele repete e repete e repete a mesma pergunta, até o entrevistado dar-se por vencido e descobrir que ele também, filósofo, ou psiquiatra, não sabe definir este enigma.

Na entrevista com o Clóvis, o Abu faz duas citações que gostei muito:

"- A filosofia é uma coisa com a qual e sem a qual, o mundo continua tal e qual" (Gregório Marañón)

" - Nada pode ser dito de tão absurdo que um filósofo não o diga" (Marco Túlio Cícero)

O Gikovate, por exemplo, "rendeu-se", após a terceira vez interrogado, dizendo um simples "não sei"! O Clóvis, também após a terceira vez, procurou as palavras e não as encontrou; calou-se!

Então, metido que sou, quero também dar os meus pitacos, oras! Até já o fiz em outros tópicos, como aqui por exemplo, onde faço uso de uma piada para... "explicá-la":


Quem sabe a vida seja mesmo uma piada, ora bolas. Quem há de me desmentir?

No fundo, aproveitando-me das duas frases citadas acima, acho que é mesmo por este motivo que ando apaixonado pela Filosofia: pense aquilo que quiser, sobre o que quiser, já que nada há na vida que não possa ser questionado e/ou definido por zilhões de diferentes maneiras. Independe se com isso você irá ou não descobrir a América. Independe se com isso você descobrirá finalmente o sexo dos anjos. Independe se com isso você aceitará com mais naturalidade o fato de sermos mortais. Como diz o próprio Clóvis, no tópico "Desafio vencido", tenha brio: tente entender o que é afinal a vida. Sei que ela seguirá "tal e qual" como disse o GM, mas ao menos você deu uma razão para o Tico & Teco existirem. Com os neurônios parados ou adormecidos, abriremos as portas para os "Alzheimer" da vida.

* Desafio vencido:


Também como diz o Karnal, minha "definição" de vida muda a cada instante: minha visão, evidentemente, é válida para aquele momento, aquele instante em que tento responder a esta intrigante pergunta! Hoje defino a vida como sendo x, ontem eu a definia como y e, provavelmente amanhã acharei que ela é z.

Tem vezes que rezo mais pela cartilha de um ou de outro. Tem vezes que me vejo partilhando mais a definição dada por fulano ou beltrano. Tem vezes que discordo, deste ou daquele. Tem vezes que mudo aquilo que disse ontem. Não abandono, nem deixo para trás, minhas mudanças e/ou incoerências sobre o assunto. Não fujo das minhas dúvidas e dos meus dilemas. Prá minha sorte ou azar (vai depender do estado do dia - rs), sigo achando um tesão tentar responder algo que beira, ou é, irrespondível! Para muitos, estarei desperdiçando o meu tempo. Para mim, estou vivendo!

Se para alguns isso tudo não passa de churumelas ou besteirol, sem problemas. Há gosto prá tudo! Há gosto em setembro!!

HOJE, imaginando-me frente ao Bruxo Abu e sua instigante e final pergunta, responderia seguindo o padrão do meu querido Cyro:

" - O que é a vida?"

" - O que é a vida!"




DÊ PLAY



3 comentários:

alcinda clementino de siqueira disse...

Definir a vida?Como diria Gonsaguinha ;-Ela e uma doce ilusão?A batida de um coracao?O sopro do criador em uma atitude repleta de amor!Gonsaguinha definiu bem a vida;-Somos nos que fazemos a vida.Olhando a vida vivida uma pergunta passou?Foi eu que fiz minha vida ou fez-me a vida o que sou?Complexo?Devo pensar que cinqüenta por cento sou eu quem faco e o restante e consequência do que fiz somado ao acaso...(destino).

Unknown disse...

Gostei muito do seu posicionamento.É muito legal quando ao menos tentamos definir algo tão difícil. Na tentativa em definí-la, nos mostramos um pouco mais como somos.

Neusa marina disse...

Lindo há gosto pra tudo não e ? A vida e bonita Eternos aprendiz