28 de jan. de 2016

Palavra de Perita


Dia de análise é assim: muitas vezes venho até aqui completar o que não coube nos 50 minutos regulamentares(rs).

Então tá. Vambora!

Meu casamento com minha terapeuta vai muito bem obrigado; e abrigado (rs). Casamos a minha persistência e perseverança com a capacidade e competência profissional dela. Parabéns para ambos!

Assim, posso dizer que ela já tornou-se, de um tempo p/ cá, "Perita" em Paulo Fernando. "Perita" até onde ou quanto uma sintonia em um processo analítico permite. Coisa do tipo..."escrever ou tocar uma música a quatro mãos". Nem que seja o Samba de Uma Nota Só (rs)

Lá pelas tantas, ocorreu o seguinte diálogo:

"- Será que você releva as diferenças que você constata nas outras pessoas, devido à sua carência?"

"- Você quer dizer que eu me faço cego para as diferenças dos outros, fingindo não tê-las reparado?"

"- Não, Paulo. Não disse que você se faz de cego. Muito pelo contrário. Você acabou de me dizer que enxerga nitidamente as diferenças entre você e algumas outras pessoas. Você em momento algum se fez de cego ou esteve cego. Você, releva as diferenças VISTAS! Seria pela sua carência?"

"- Bão, veja bem..."

E o barco seguiu.

Sua curiosidade em saber da sessão termina aqui. Só seguirei na minha sessão-solo via blog (rs). Lá dentro dito, lá dentro fica. Controle sua curiosidade excessiva (rs)

Aí, na sequência, lembrei-me de uma palavrinha mágica do nosso vocabulário, sobre a qual já comentei em outros "n" posts por aqui, e que acho uma das palavras mais ricas que temos: TAMBÉM!!

Desde os tempo de mil novecentos e hebe camargo, quando o Eduardo Portela, Ministro da Educação da época disse  "não sou Ministro. Estou Ministro", acordei para esta pérola que é a palavra TAMBÉM! Para um processo terapêutico é uma mão na roda (rs).

Carente eu? Só eu? Sei sei... Sou, ou estou carente? Sou ou estou? Estou ou sou??!!

Atire a primeira pedra aquele que não tem seu lado e/ou quinhão carente, na parte que nos cabe neste latifúndio. Vamos, atire!!!

Bem, como não fui aqui atingido por nada, seguirei na prosa!

Relevo as diferenças pela carência? Acho que...TAMBÉM pela carência. Mas não só. A carência é sim mãe de inúmeras concessões que acabamos fazendo em nossas vidas mas, certas concessões não são, acho eu, filhas de uma única mãe. Ela é parida por uma somatória de mães, mesmo que eu não saiba como é o coletivo de mães. Seria, por acaso, divã? (rs)

As diferenças, tratadas via "concessões", podem, quiçá, matar dois coelhos com uma única cajadada: ameniza esta nossa universal carência... e nos ensina algo. Ou muito, eu diria. É não fechando as portas para as diferenças que podemos ampliar o nosso pensar, nossas idéias, nossas "convicções" (faço questão das aspas) e  nossas "certezas" (idem). Se fosse p/ procurar alguém igualzinho a mim, vejo por duas frentes: a primeira que seria, mais uma vez, coisa de quem é "cabeça de jerico", já que esse igualzinho, ou ideal, tadinho, só o D. Quixote acha que encontrou em sua Dulcinéia! A segunda visão é pura perda (ou perca como preferem alguns) de tempo, já que igualzinho a mim já existe um e este um irá seguir ao meu lado até o dia da minha morte. Ele nunca irá separar-se de mim: me traindo ou não, me entendendo ou não, me curtindo ou não, ele será fiel à mim para todo o sempre, amém! Quando eu, enfim, parar de respirar, ele também parará, em conluio total e absoluto comigo!

Então, ao olhar as diferenças, devemos enxergar um belo potencial, uma bela pedra bruta a ser lapidada, para ampliarmos nossos horizontes. Aprender com as diferenças. Crescer nas e COM as diferenças!!

Como já disse, se não estivermos atentos ou ligados a isso, logo logo estaremos nos separando devido a forma que o outro aperta a pasta de dente, ou porque ele admira o Lula. Não, não: aí eu reconheço que exagerei demasiadamente nas tintas, né?!! Pode torcer pro "Curíntia", gostar de ouvir a Anitta e odiar alguns hábitos meus mas, p/ tudo há um limite; e admirar a alma mais honesta deste mundo, que enriqueceu licitamente pois sua fortuna é como ele mesmo já explicou "furto do meu trabalho", aí é pedir demais.

Vade Retro!!

Agora, se você não releva as diferenças, a coisa muda de figura. Aos meus (belos e castanhos) olhos, das duas uma: ou você é um ser iluminado, desprovido de carências ou, sente-se ameaçado por elas! Se for o primeiro caso, parabéns, iluminado ser. Caso seja o segundo...siga no "Show de Truman".


Siga em sua zona de conforto. Não ultrapasse a porta: lá fora é mesmo  escuro prá cacete!!!!! Te dou a minha palavra!

Não de perito, mas a minha palavra!!

DÊ PLAY




Nenhum comentário: