8 de jan. de 2016

Água & Vinho


Pintou um mote: não, não é mais a virada do ano. Esta já ficou lá para trás. Também não vou fazer aquela piadinha ridícula, que todos nós, ridículos sempre fazemos, dizendo que não falo sobre isso "desde o ano passado"(rs). O mote foi o título: Água & Vinho. Aí, voltei para mil novecentos e hebe camargo e lembrei-me de um dos primeiros filmes que vi na vida. "Marcelino, Pão e Vinho. Putz, carinha, estou mesmo ficando velho. Este filme é de 1955. Tem gente lendo isto aqui que nem tinha nascido ainda(rs). É o lado jovem (virgem? kk) dos meus leitores (rs)!

Mas, voltando: Marcelino...Pão...Vinho...Água! E o Paulo? Calma, crianças, muita hora nessa calma. Não sejam ansioso(a)s. Eu não sou nada ansioso, oras, por qual razão então você seria?

Vou tentar costurar tudo.

O filme é de 55 mas, com certeza, não o vi nesta época. Seria impossível já que só tinha 3 aninhos. Devo tê-lo visto, imagino, com uns 8 ou 10 anos, sei lá. Lembro-me muuuuito vagamente dele (na verdade, quase nada), mas uso o pão e vinho como mote, mesmo não sendo eu nenhum Jesus Cristo. Não sei, ainda (rs), transformar água em vinho e nem multiplicar os pães. Tem certas coisas que é bom que a gente nunca saiba realizar mesmo. O último que conseguiu essas proezas, tadinho, foi crucificado! Mas queria falar mesmo sobre a "Água & Vinho". Uma expressão que usamos querendo dizer e/ou mostrar duas coisas que não combinam e/ou são opostas. "Aqueles dois são tão diferentes como água e vinho". É o que diz a burra unanimidade nelsonrodrigueana. São opostos como água e vinho.

Mas, evidente, sairei da burrice. Posso ser jerico, ou ter uma "cabeça de jerico", mas burro não sou! Entonces, trazendo isso para o plano pessoal, irei ver esta "unanimidade" com outros olhos.

Antes, uma pequena ressalva ou lembrete: concordo com a "tese" do Gikovate quando ele defende que são os iguais que se atraem e não os opostos. Os opostos, só mesmo no campo da Física Eletromagnética. No campo de pessoas, concordo que os iguais tem, teoricamente, uma chance maior de ter vida longa do que os opostos. Não sei se os tucanos não se bicam mas, dois bicudos podem se bicar sim, oras. Estão aí os Aécios & Serras da vida que não me deixam mentir...sozinho! Mas, xô, política!

Retomando à água e o vinho:

Minha tese de hoje. Não de Mestrado, nem de Doutorado e muito menos de Perito, já que deixei meu lado perito com a missão cumprida. Com a minha comprida missão de perito cumprida! Passo longe de ser perito! Peritos ou peritas são miragens. Não somos peritos em nada. No máximo, nos arvoramos a nos ver como tal. Ou, somos "peritos", com aspas e sobre um percentual ínfimo de situações. Mas, xô - parte 2 - Paulo perito/USO. Sempre disse, mas ninguém me dava bola, ou ouvidos, que já tinha muito tempo de uso. Sempre me ouviam dizendo que eu tinha muito tempo de USO. Não me ouviam mesmo (rs). Tinha mais era correr p/ Emília, oras! Ela sabe me ouvir! Ela sabe que é uso e não USO! Meus chistes me desnudam, mas poucos me veem nu!

" E a tese, Paulo?"

Ah, é mesmo. A tese!

Acho que todos nós, pobres mortais, somos lobos e cordeiros, como diz o Velho Índio (aqui: http://simbolofalicoeocacete.blogspot.com.br/2015/05/o-velho-indio_20.html ), In e Yang, Norte e Sul, Leste e Oeste ou...água e vinho! Todos nós temos opostos dentro de nós. Para a grande maioria em que a psicopatia não nos alcança, priorizamos um lado nosso, em detrimento do outro. Nos tornamos lobos, com nosso cordeiro adormecido (ou vice-versa), ou Norte, hibernando o Sul....ou água, escondendo o vinho em alguma adega inviolável, trancafiada a sete chaves! Não fosse assim, a psicopatia nos alcançaria e seríamos entidades com dupla personalidade e aí, carinha, ao Psiquiatra, com urgência. Ou, filie-se ao PT, tendo a chance de ter múltiplas e doentias personalidades. Se quiser, coloque seu dedo mindinho na serra p/ facilitar. Tendo a língua presa e sendo analfabeto, ainda mais fácil!

Mas a hibernação, o recolhimento, o colocar-se um lado seu na adega, não o faz deixar de ter um lado cordeiro/Sul/vinho. Eles só não possuem as rédeas da sua vida. Eles simplesmente não estão ao leme do seu barquinho. Eles são passageiros e não condutores. Mas aí, carinha, se você parar só no papel de passageiro, uma hora o cobrador chegará p/ te cobrar a passagem. Te cobrar pelo passeio. Ou você paga, ou desce do bonde! Descendo do bonde, perderá a chance de seguir em viagem com aquele "belo tipo faceiro que você tem ao seu lado..." Então, você paga!

Mas, devemos ir mais além: Na hora certa, na hora exata que você saberá, por místicos sinais, poder de observação, feeling, timing ou sei lá o que, você deve deixar de ser passageiro e muito menos cobrador, assumindo seu papel de motorneiro! Assumindo o leme do seu barquinho, ou o controle do bonde da sua vida, você fará o roteiro da sua viagem!

Então, carinha, se o lobo faminto já encheu seu saquinho, tente ser cordeiro. Se o Norte cansou, vá pro Sul. Se a água não mais te satisfaz, vire vinho!!

Hora de mudar, Marcelino. 1955 ficou muuuuito lá para trás! Estamos em 2016!

Estou disposto!

"Periga" dar certo!!!



DÊ PLAY


Nenhum comentário: