22 de abr. de 2017

LEVADO




Ontem, lá pelo Face, minha amiga Teresa postou um link que hoje, por conta da Tetê (que não é a Teresa, mas quem me segue e/ou me conhece um tanto sabe quem é), minha "inquilina" mandou-me, via zap, o texto que encontramos no link.

Já falei mas repito aqui: para a Tetê não existe feriado, Páscoa, sábado ou quarta-feira. A Tetê é onipresente, onisciente e onipotente! Ela é a minha deusa, oras (é com d minúsculo mesmo, por exigência, e sabedoria, dela)


Mas, ao artigo, na parte que quero esticar: 


Médica Geriatra lista os 5 maiores arrependimentos no fim da vida


1. " Eu gostaria de ter tido a coragem de viver a vida que eu queria, não a vida que os outros esperavam que eu vivesse". Esse foi o arrependimento mais comum. Quando as pessoas percebem que a vida delas está quase no fim e olham para trás, é fácil ver quantos sonhos não foram realizados.  A maioria das pessoas não realizou nem metade dos seus sonhos, e muita gente tem de morrer sabendo que isso aconteceu por causas de decisões  que tomou, ou não tomou. A saúde traz uma liberdade que poucos conseguem perceber, até que eles não a tem mais!



Entonces...



Em 1984, quando cheguei em São Sebá, com mulher, filhos, empregada, cachorro, periquito e papagaio... e sonhos e ideais... o maior supermercado daqui chamava-se Peralta. Depois foi vendido e coisa e tal, mudando de nome!


E o "kiko (?)", perguntaria você! Vai bem, obrigado, lá por Jundiaí mesmo; que eu saiba!


É que o Peralta leva-me à Emília e, na Mimi, levo o texto em questão. A Mimi, gente, me atende uma vez por semana, no oficial. No não-oficial ela me atende a toda hora e todo lugar. É quase uma Tetê...


Já faz alguns tantos meses, ou anos, que levo lá a minha bronca de que em minha vida sempre tentei ser LEVADO mas, por zilhões de razões, que é onde a Mimi entra, acabava mesmo sendo levado. Minha bronca sempre foi EU não ter me libertado o suficiente para ser LEVADO e por permitir que outros me levassem. 


Coisa de filho obediente, saca? Coisa de bom menino. Não-pecador, dependente e eternamente em débito com aquele que me pegava pela mão e me levava. 


Cada vez que você fosse um menino desobediente e peralta, teria que se confessar no padre. Daí, dependendo da sua peraltice, seriam x ou y Aves-Marias ou Pai-Nosso, para não correr o risco de arder para todo o sempre nas chamas do inferno. Esta era a penitência que nos era imposta pelos padres, nos intervalos entre uma e outra fornicada deles com os coroinhas!


Então, dá-lhe medo para fazer suas próprias  "artes" e  traquinagens!


"Venha comigo que irei levá-lo para o melhor lugar do mundo para você. Venha comigo que te levarei ao encontro da felicidade, pois EU sei onde se encontra a SUA felicidade, criança!"


Difícil recusar um convite tão tentador, não acha?. Difícil dizer não.


Mas o mundo foi rodando, nas patas do meu cavalo, e nos sonhos que fui sonhando, as visões se clareando, até que um dia acordei (thanks, Vandré).


Daí, chegamos aos dias de hoje. Logo logo 65 aninhos e...vou seguir sendo levado ao invés de ser LEVADO? Já não me confesso mais (só com a Tetê, mas ela não é de dar penitências como as dos padres ou do Catolicismo não. Ela está muito acima disso), já não temo mais o inferno (nem na existência dele, fora uns verdadeiros "infernos" que existem por aqui mesmo, em vida, evidente), sigo convicto que minha vida terminará junto com minha última sístole do meu pobre coração... Entonces...


Faço um auto checkup e constato, dotô que sou, que, fora o pulmão que já deve estar terrivelmente enegrecido (cóf-cóf), o resto ainda dá uma meia-sola. Saúde suficiente p/ seguir em minha sinuca semanal, ainda tenho. Mas que, a única grande   sinuca que eu ainda mantenha em minha vida, seja aquela do "bola 7 na caçapa do meio"!


Outras "sinucas" aparecendo (e seguirão aparecendo, claro), sejam enfrentadas pelo LEVADO Paulo. Se minhas traquinagens exigirem esforços deste ou daquele tamanho, se elas vierem acompanhadas destes ou daqueles contra-tempos, pouco importa, desde que minhas traquinagens sigam sendo aquilo que decidi fazer com a MINHA vida.


Chega de confissão, penitência, Aves-Marias ou Pai-Nossos, vergonhas ou arrependimentos. Chega de "sinucas"! Chega de Peter Pan e Sininho! Chega de ser levado! Chega de auto-flagelos ou masoquismos! 


É bom, e covarde demais, colocar a culpa em alguém. É cômodo e escroto demais, terceirizar as escolhas da SUA vida que não deram certo. É muito fácil vitimizar-se perante o mundo!


Hoje, sinto-me LAVADO. Sinto-me LEVADO


Traquina!


Nenhum comentário: