13 de jan. de 2014

Suíte dos Pescadores (completa)



Pelo menos é bem mais lírica do que a Suíte dos Pecadores, né não? Acho que 90% das pessoas conhecem só o refrão desta obra-prima do Caimmy, sem saber que, na verdade, ela é uma "suíte" contando a triste e dura vida dos jangadeiros. Por isso faço questão de postá-la aqui, na íntegra, para que todos possam admirar a beleza desta homenagem do baiano porreta aos jangadeiros de sua terra!

Faz parte do CD, imperdível, Vinícius e Caimmy no Zum- Zum, acompanhados do Quarteto em Cy e do conjunto do Oscar Castro Neves. Vale procurá-lo aqui pela net! Só tem coisa de primeiríssima qualidade.

*Tentem aqui......clicando em magnetic linkhttp://umquetenha.org/uqt/2013/09/19/vinicius-caymmi-no-zum-zum-1967/



(Letra completa)

Meu irmão Caimmy eu gostaria,
De ouvir a sua poesia,
E nos contar sobre a canção do pescador...
Vamos navegar no mesmo mar de nostalgia...
E lembrar o dia...
De uma pescaria... em salvador...

Minha jangada vai sair pro mar, 
Vou trabalhar, meu bem querer, 
Se Deus quiser quando eu voltar, 
Do mar, 
um peixe bom, eu vou trazer... 
Meus companheiros também vão voltar, 
E a Deus do céu vamos agradecer ! 

Adeus, Adeus... 
Pescador não esqueças de mim! 
Vou rezar pra ter bom tempo, 
Meu nego, 
Pra não ter tempo ruim... 
Vou fazer sua caminha macia... 
Perfumada de alecrim... 

Pedro! Pedro! Pedro! Pedro! 
Chico! Chico! Chico! Chico!
Nino! Nino! Nino! Nino! 
Zeca! Zeca! Zeca! Zeca! 
Cadê vocês, homens de Deus?

Eu bem que disse a José!
Não vá José ! não vá José!
Meu Deus!

Com tempo desses não se sai! 
Quem vai pro mar, quem vai pro mar, 
Não vém! 

Pedro! Pedro! Pedro! Pedro... 
Chico! Chico! Chico! Chico...
Nino! Nino! Nino! Nino...
Zeca! Zeca! Zeca! Zeca...

É tão triste ver...
Partir alguem...
Que a gente quer...
Com tanto amor...
E suportar...
A agonia...
De esperar voltar...

Viver olhando o céu e o mar...
A incerteza a torturar... a gente fica só...
Tão só. A gente fica só...
Tão só...
É triste esperar...

Uma incelênça... 
Entrou no paraiso... 

Adeus! irmão Adeus!
Até o dia de Juizo!

Adeus! irmão Adeus!
Até o dia de Juizo...


Minha jangada vai sair pro mar, 
Vou trabalhar, meu bem querer, 
Se Deus quiser quando eu voltar, 
Do mar, 
Um peixe bom, eu vou trazer... 
Meus companheirs também vão voltar 
E a Deus do céu vamos agradecer ! 

Nenhum comentário: