19 de fev. de 2017

EUNUCO



Acordei sem saco. Aí, com meu tesão eterno pelas palavras e pelas letrinhas, e não podendo fugir do fato que "uma vez médico, médico até morrer" - como se a minha profissão fosse o rubro-negro do RJ - fui a um dos pais do burro, para ver e aprender o que mais significa a palavra EUNUCO, sinônimo, dentre outras coisas, de alguém "sem saco"; aqui, com aspas


Assim falava a Wikipedia:


Devemos entender essa palavra, Eunuco presumivelmente de "origem aramaica"; também no "sentido bíblico, da Bíblia; ou seja, de homem pacífico e - não necessariamente - sábio". Pois a sabedoria, costuma desenvolver também a pacificidade; conforme o general - imperador, de toda a China continental e além-mar; que o foi Sun Tzu ("a espada é para se manter embainhada"; segundo suas palavras) na sua obra A Arte da Guerra, em diversos volumes).

OK. Legal. Homem pacífico e - não necessariamente - sábio! Taí, gostei! Sou um pacífico eunuco ou um eunuco pacífico e , não necessariamente, sábio!

Então, com o café matinal já feito, voltei a ouvir pela enésima vez, o Clóvis falando sobre o Eterno Retorno, de Nietszche. Na mesma hora, chamou-me a atenção esta passagem:


Assim falava Zaratustra

" ....Mas saiba bem o que te apetece,  e não recue ante nenhum pretexto, pois o Universo se organizará para te dissuadir..."

Ontem, vivi um dia em que tudo ali apeteceu-me. Podendo, o tornaria eterno! São dias como o dia de ontem que me trazem o bem-estar d'alma. Gostaria, caso pudesse, de tê-lo eternizado!

Porém, acordei também com as palavras do Zaratustra: "...o Universo se organizará para te dissuadir..." E isto é um fato. Mais uma bola dentro do "seu" Zara!

Então, não querendo recuar, ante nenhum pretexto, "saquei" (sorry pelo irônico eufemismo) esta bela estratégia da qual podemos lançar mão, ante o Universo: por mais bicho-do-mato que eu seja, por mais anti-social que eu seja, por mais misantropo que possa ser, nunca viverei em uma ilha. Aliás, moro no continente, tendo uma Ilha apenas como uma vista/paisagem. Só uma paisagem. Nunca serei uma ilha.

Dito isso, diante desta inexorável verdade, descubro que posso lançar mão do Paulo Eunuco. Já que "alguma coisa como gente", como dizia o FP em Tabacaria, seguirá habitando o mesmo planetinha que eu habito, lançarei mão da minha eunuquice, oras!

Sem saco para tudo aquilo ou aqueles que porventura queiram me dissuadir! Simplesmente, eunuco.

Sem saco

Pacífico...mas com a espada mantida embainhada!

Eunuco

Eureka

Manoko!

Assim falava PeFeTeLe.

* Querendo seguir neste papo "sacal", veja também mais este:

http://simbolofalicoeocacete.blogspot.com.br/2015/06/o-roncolho.html




PAULO EUNUCO - DÊ PLAY


Nenhum comentário: