5 de ago. de 2015

Achados & Perdidos



* Tenho a leve impressão de que este tópico vai virar um "samba do crioulo doido" mas, vambora!! Afinal, crioulo doido também tem o direito de fazer seu sambinha, né não?

Por sinal, este genial samba do Sérgio Porto serviu de tema para a minha primeira postagem aqui no blog, lá por novembro de 2013.

Querendo conferir, clique aqui:


Mas, voltando aos "Achados & Perdidos", lembrei-me de três coisinhas:

A primeira é uma passagem do livro "A Caverna", do Saramago. Acho que um dos mais líricos dele. Pai e filha caminham por um descampado quando, do nada, encontram ali um cachorro que por ali estava, sozinho! Resolvem adotá-lo e começam a trocar idéias sobre qual nome darão ao cão. Um deles sugere que ele se chame "Perdido", pois assim via o dito cujo. O outro discorda e sugere "Achado" pois, na sua visão, eles, pai e filha é que estavam ali, absolutamente perdidos. Ter encontrado aquele cão foi um magnífico achado!

Voltaram com o "Achado" p/ casa!

A segunda lembrança é diretamente sobre os setores de "Achados & Perdidos" que existem por aí! Viajando aqui com a ajuda do meu chazinho do Santo Daime, diria que este é um lugar onde quem achou algo, vai até ali e se desfaz do que achou, enquanto quem perdeu algo, vai até ali para ter de volta e recuperar o que perdeu.

Resumindo, quem achou "perde" o que achou e o devolve a alguém, ficando sem seu "achado", e quem perdeu, "ganha", tendo de volta aquilo que já não era mais dele!

É isso: os "achadores" perdem e os "perdidos" acham!

Você acha? Eu não sei. Eu me perco (rs)! Vou até o primeiro "A&P" que encontrar por aí!! Quem sabe esteja por lá....(rs)

A terceira e última lembrança, é esta passagem da música "Esses moços, pobres moços" do Lupicínio Rodrigues. Vejam ao final do texto a magnífica, e marcante interpretação que a Adriana Calcanhoto dá à música. Reparem nas expressões faciais e entonações dela. Interpretação magnífica.

A passagem da música é aquela onde diz que...

"...saibam que deixam o céu por ser escuro, e vão ao inferno à procura de luz..."

Captou como há ligação entre o Saramago, os "A&P" e a música?

Quando estamos bem, quando estamos muito bem, costumamos dizer que estamos nos sentindo no céu, não é? Levitando entre as nuvens e seus anjinhos tocando harpas divinas! Mas aí, sabe-se lá por qual ou quais razões, e cada um com as suas, começamos a achar que ali no céu está um pouco escuro demais e queremos/precisamos de um pouco mais de luz. Então, largamos o céu! Saímos por aí, à procura de luz.

O céu, onde se reúnem os "achados" é mesmo meio escuro. Já o inferno dos "perdidos" é resplandecente em luzes mil!! Lá deve ter "rave" direto, sem pausa nem para um breve cochilo (rs).

Para onde correr? Ser um luminoso, iluminado e resplandecente perdido, ou um obscuro e escuro achado?

Acho melhor, mesmo ignorando os aumentos safados da energia elétrica que nos foi imposto por aquela "filha Dilma...", comprar um estoque maior de lâmpadas, de preferência de LEDS, já que estas desperdiçam menos energia, e melhorar um cadinho a iluminação do nosso céu!

Sei que, pelos dogmas do Catolicismo, lá pelo inferno deve estar um monte de gente boa e da maior qualidade; até acho uma bela opção ir encontrar-me, e levar um lero com algumas figurinhas que o padre mandou prá lá mas, prefiro deixar este encontro p/ próxima! Depois de enterrado; ou cremado! Aí tudo já virou  mesmo cinza, como uma quarta-feira pós Carnaval,  esta diabólica festa dos carnais pecadores sem salvação!

"Ao inferno, com as minhas cinzas" (rs)!!

Por aqui é melhor mesmo procurar por um "céu de Brigadeiro e um mar de Almirante"! Voar aos céus é sim uma delícia! Pelo tempo que durar o voo, será sempre algo delicioso!

Navegar é mesmo preciso! Apodere-se do leme do seu barquinho!

Assim, com mar de Almirante..."o barquinho vai, o barquinho vem..."

DÊ PLAY


Nenhum comentário: