20 de abr. de 2017

ESCRÚPULOS



Acabei de pegar meu mais novo companheiro de cabeceira: " A Negação Da Morte" , de Ernest Becker (vencedor do prêmio Pulitzer de 1974), que foi indicação/sugestão do Pondé! Já na capa, uma citação de Elisabeth Kubler-Ross, sobre o livro - " A negação da morte é uma daquelas obras de arte raras, que estimulam o pensamento, a curiosidade intelectual e, não menos importante, a alma..."

Acho que é comigo mesmo!

Mas, antes de pegá-lo, tive tempo de responder à sempre (doce) escandalosa KL que me envia mais uma declaração de love, como eles chamam lá pelos lados de NY, pelo Face, prosear com gente querida e minha também querida "sócia", que fala sobre seu sonho de baldear-se assim, com tudo, e sozinha, para a sua amada Espanha. Fica no ar, no papo, a presença ainda de um tanto de hesitação e medo quanto a fazer uma mudança  tão radical. Percebo o quão "universal" é este medo e esta hesitação. Passa por ela, por mim e por uns 7 bilhões de pessoinhas que habitam este nosso planetinha.

Sair da zona de conforto nunca será mesmo tarefa fácil p/ nenhum de nós.

Em seguida, lembro-me de ontem ter ouvido o Clóvis, mais uma vez, citar Nietszche e uma de suas obras-primas chamada "O Crepúsculo Dos Ídolos", onde o bigodudo sai dando martelada na cabeça de todos os seus, até então, ídolos!

Convenhamos que também não é tarefa fácil já que ídolo, a gente costuma...idolatrar, venerar, seguir e obedecer! Martelá-los é coisa séria.

Quem sabe este "livrinho" do bigodudo possa vir a ser meu futuro companheiro de cabeceira e quem sabe já à beira de uma certa lagoa que anda flertando muito comigo!

Mas rodeio e rodeio, para chegar onde queria: somo dois mais dois e facilmente chego ao resultado de trezentos e vinte e nove, claro!

Pego o "livrinho" do bigodudo e, rapidinho, mudo seu nome para "O Escrúpulo Dos Ídolos" e aí parto para as minhas marteladas!

Somando morte + zona de conforto + hesitação + medos + inseguranças + sonhos, concluo que;

- Sim, tudo isso faz parte do pacote de vida de todos nós. Como diz a Viviane Mosé, VIVER é um kit completo e nunca só com o plus!

- Para combater estes, digamos, contra-tempos da vida, podemos fazê-lo de "n" modos mas, no final, com duas posturas básicas: com ou sem...escrúpulo!

Os caminhos, as estratégias, as "armas", a companhia de (ou sozinho mesmo), as posturas, dizeres, atitudes e "discursos" usados para combater nossos contra-tempos, podem ser escrupulosos ou não, relembrando que, dentro dos meus pessoais conceitos, sem pedir ajuda a nenhum "aurélio", uma pessoa inescrupulosa é algo pela qual só me sobra ver, estando eu bonzinho, como uma pessoa pequena demais. Caso não esteja tão bonzinho, uma mescla de ojeriza, nojo e pena!

Aí, pulo para a seguinte situação: como eu poderia me sentir vendo um ídolo meu sendo inescrupuloso? Olho para o velho e carcomido Paulo que, sessão após sessão tem sido por mim abandonado lá pelo consultório da Emília e tento ver e saber quanto eu já possa ter sido inescrupuloso! Raras ocasiões? Algumas? Uma porrada?

Independente da resposta que eu ache a que melhor espelhe, já seria o suficiente p/ "martelar" e deixar de idolatrar este carcomido Paulo.  Abandoná-lo na base da martelada mesmo!

Se estou parindo um novo Paulo, que ele tenha escrúpulos, todas as vezes que se deparar com os contra-tempos da vida!

A nossa atenção e a nossa vigilância tem mesmo que ser diuturna e permanente, já que a falta deste substantivo masculino, mancha, emporcalha, imunda e faz feder o nosso caráter e a nossa alma.  Faz aparecer, na pratica da sua higiene matinal, ocorrida na frente do espelho, a "coisa" em que você se transformou!

Além do que, pondo fim, por ora, à prosa, "coisas" deste naipe podem ser seres contagiantes. Todo cuidado é pouco!

"Coisas" deste naipe, é a morte em vida! E não são enterráveis. Seguem vagando, como assombrações!

O mais saber (o mais saber sobre  nós mesmos), é a nossa réstia de alho contra o possível contágio destes seres!

Martelo neles!!!




"Quem amigo, aviso é!"

DÊ PLAY






Nenhum comentário: