22 de mar. de 2017

A MINHA DIVINA COMÉDIA



ATO I - EUNUCAS


Ontem, caminhando pelo Facebook, encontrei-me com a Olga, colega da minha turma de Medicina Unicamp (X Turma, viva !!!) , e ela, ao comentar minha homenagem/citação ao Mário Quintana, disse que ela tb adora o bom velhinho (MQ), mas não entendeu pq o chamei de eunuco! Respondi, apontando o tópico com este nome aqui no meu blog. Ela foi lá (ou melhor, veio aqui) e voltou, já que o assunto era EUNUCO, com uma "sacada" legal: "...nós mulheres já nascemos eunucas e quem sabe isso explique nossa alma feminina". Respondi p/ ela, com humor padrão PF:

"Eunucas!!! Eu? Nunca!!"

Quase falei....Eunucas??? Bahhhhhh!

Mas, acho que naquela hora, eu estava dando um chega p/ lá no Paulo que se via misógino. Algo do tipo: "Para, Paulinho, que desperdício vc ser misógino! Misantropo até tudo bem. Misantropo até que te dou um tanto de razão, se você quer saber. Também vejo a mediocridade que grassa por aí. Grassa e sem a mínima graça! Mas misógino, além de ser exagero, é um desperdício. Logo vc, Paulinho?"

"Caso se veja como eunuco, não crie nenhuma misoginia em cima disso. Seja o eunuco como aquele que é pacífico, mesmo que, não necessariamente, sábio!"

Pacífico, mas com a espada embainhada!

Eu, eunuco? De qual eunuco estamos falando?

Segui minha caminhada, caminhando. Segui minha viagem, viajando!




ATO II - QUEM É SIMONE?


Cheguei a uma hospedaria e assim que me apresentei, quem estava lá pela recepção já começou, de pronto, a pegar meus dados básicos como RG, CPF e essas coisas, dizendo que era p/ fazer a minha ficha.

A.... "curiosidade" era sobre alguma Simone que não se chamava Simone. Ainda bem. Se fosse, alguém iria até a vitrola ali (estou mesmo velho) e colocaria p/ tocar: Então é Natal...." Em pleno Carnaval? Não. Só uma liberdade artística minha.

Como olhei pro lado direito e não vi mulher nenhuma, para o esquerdo também não,  e  também não vi a " Simone Então É Natal", fiquei meio que perdido, sem saber o que responder.

Mas a pergunta, claro, levou-me à foto. "Coreógrafo, please, desça a foto: "




Thanks!



Olhei p/ foto e aí fiquei matutando. Tem um tópico meu por aqui, acho que chamado "Gawain Buarque de Hollanda" onde, pretensiosamente, tento responder à pergunta que nem o Freud conseguiu, dizendo "afinal, o que querem as mulheres!"


(Ahhhh, achei. Realmente, quem procura acha. Estava aqui:  http://simbolofalicoeocacete.blogspot.com.br/2015/07/gawain-buarque-de-holanda.html)

Haja pretensão, My God, como diriam em NY. Como disse, estou condenado à prisão perpétua mesmo, não podendo nunca abandonar minha terapia pois, ou eu me sinto mesmo um grande merda, ou sou pretensioso demais e estou surtando! Diagnóstico de Bipolar, fechado! Haja terapia eterna!

Mas, desculpa aí, eu me curando de algumas tantas fraturas, amputações e "os caralho", e vc me pergunta isso? Só isso e em letras garrafais?

Ah, tadinho d'eu, sô!

Quando tive alta, consegui perguntar p/ quem queria saber quem era Simone e, como resposta, ouvi : " É porque, além de trabalhar na Recepção, eu também  sou Xerife! Tenho que manter a ordem no vilarejo na Jurisdição e na minha Comarca! Caso contrário," teje" preso! "

Ainda estamos nos tempos do faroeste?

Gosto de ser bem recebido, mas não gosto de saber que tem um Xerife atrás de mim. Não sou criminoso, ué!

Aproveitei a hospedagem e fui comer algo. Aí, fiz um lembrete: "olha, se o prato oferecido pela  hospedaria for carne, saiba que eu amo "mal passado"!

Na manhã seguinte, segui minha caminhada, caminhando. Segui minha viagem, viajando!




ATO III - TETÊ ESPÍNDOLA


(Tetê, nas curvas da estrada de Santos, a 200 Km/hora, como o Bebeto Carlos!)

Subindo a serra, chegando na capital, via São Bernardo do Campo! Então, deparei-me com a Tetê. Ela estava ali, no acostamento, pedindo carona!


Mas a Tetê, com suas infinitas e intermináveis ferramentas que usa fulltime e sempre a seu bel prazer, adora se comunicar com a gente através dos astros!

Ela disse-me que pode, se quiser, fazer cruzar a vida de um ator com uma certa fama lá pelo teatro feito no Brasil nos anos 60 e 70 (e pouquinho de TV), e fazê-lo sobreviver a dois acidentes aéreos. Ela só não permitiu que ele entrasse no voo da Chapecoense. Até porque, coitado, ele morreu em 2009!

Aí, como chiste, ela resolve chamá-lo de Renato Consorte! Abusou das letrinhas esta Tetê. Com ela não existem limites, já que ela tudo pode. Assim ela quis e assim foi: o ator, além de RENASCER, ainda por cima renasceu....com sorte! Por duas vezes, como nome e sobrenome. Além de RENATO...COM SORTE!

 Podem pesquisar na biografia do citado, caso duvidem de mim. O Wiki conta de um, mas foram dois!

Uma pessoa que passa por duas situações assim, mesmo que separado por algumas décadas e, mais do que sobrevive, sai se sentindo bem das situações, é mesmo alguém com muita sorte, não acha?

Haverá, quiçá, alguma RENATA....COM SORTE?

Como sempre digo..."não há o que não haja"

Além disso, as feministas e vigilantes de plantão, sairiam por aí me acusando de machista, porco chauvinista e outros impropérios tão na moda!

Segui minha caminhada, caminhando. Segui minha viagem, viajando!




ATO IV - GÊNESIS



Cheguei a um descampado, vazio e sem vida. Ali nada havia. Ainda. Então, segundo Gênesis, fez-se a vida!

Onde tudo começou. De onde viemos!

Sim, mas perguntaria vc: "Onde tudo começou? De onde viemos?"

"Dos seus pais, oras" , responderia de pronto! Responderia, no ato. Literalmente, no ato!

Mas, ainda insatisfeito, o parido pergunta então quem são os seus (deles) pais?

De dois seres que, naquele momento, querendo eternizar o gigantesco turbilhão de mútuas energias trocadas, quiseram encher o mundo, tal e qual uma Casa, de Esperança! Quiseram criar uma Casa, onde só houvesse Esperança!

Porém, pode ter sido meio diferente. Pode ter sido "só" (com aspas), apesar de belo, um presente de Grego. Um lindo presente deixado por um navegador grego, que fez da sua vida um eterno navegar, singrando sempre novos mares e novos portos para seu descanso. Ou de um Holandês, quiçá!

Ou as duas coisas (fruto de uma casa cheia de esperança e um lindo  presente de um  navegador grego  (holandês ?)....presente grego/holandês e esperança), caso elas sejam, por exemplo, irmãs por parte de mãe, mas não por parte de pai!

Quem saberá?

Prefiro ficar com Kalil Gibran Kalil quando a cena é sobre Gênesis/Filhos


Segui minha caminhada, caminhando. Segui minha viagem, viajando!




ATO V - NISE


Vou até o consultório da minha terapeuta e dou uma deitadinha básica no divã! Respiro fundo e observo. Observo-me!

Ao longe vejo, através da janela, uma criatura estranha se aproximando. Digo estranha no sentido de não reconhecê-la. É um vulto que se aproxima. Uma forasteira viajante?

O sol estava muito quente naquele sábado e eu, sem ter nada melhor p/ fazer, ficava falando de Nietszche, Eterno Retorno, Zaratustra e afins.

Então, para minha surpresa, a criatura foi se chegando e se aproximando. Dei as boas-vindas e disse que ficasse à vontade.

Falando atropeladamente sobre um pouco de tudo, disse (eu) de minhas buscas e procuras, também relacionada com a minha Gênesis.

Não quis detalhar demais a história toda, já que ela é só uma forasteira, até então desconhecida, e preferi voltar, sozinho, para o gigantesco trabalho de decifrar mamy. Decifrar minha Gênesis. Decifrar aquela que me pariu, com todo respeito!

Tinha que conseguir ler minha mamãe em sua totalidade. Então ficava, repetidamente, me perguntando " Vc já leu Nise? Vc já leu Nise? Vc já leu Nise?" E aquilo ficou me martelando: leu nise...leu nise....leu nise....leu nise.....

Porém, assim como a Inês, Nise também é morta.

Não sei se me entendeu: INES ou NISE, é só uma questão de se trocar algumas letrinhas do lugar.

Assim sendo, parei/sosseguei com a pergunta "Vc já leu Nise?". Deixei Nise descansar em paz e fiquei só com " Vc já leu?" Fiquei com o Leo! Com o Buscaglia, que amo!

Leo, O Forasteiro!

Segui minha caminhada, caminhando. Segui minha viagem, viajando!





ATO VI - RETRATO EM PRETO E BRANCO



Depois de tantas caminhadas, exausto, mas feliz, sinto que é hora de dar um desfecho para esta minha Divina Comédia!

Como as melhores peças de teatro... e como você(eu) PeFeTeLe segue cada vez mais presunçoso, e deu nome ao tópico de  A MINHA DIVINA COMÉDIA, seria interessante pensar em um final, em um epílogo, que deixasse tudo em aberto. Que ficasse tudo por ainda ser respondido. Fechasse sua divina comédia com uma interrogação no ar!

Aí pensei em uma cena muito louca:

Farei aparecer para  algum incauto viajante, uma fotografia, em branco e preto, tirada, sei lá, uns 40 anos atrás, da qual o viajante nunca soube, e colocaria ali, para surpresa e espanto no cansado, mas feliz viajante, algo simbólico que ele tenha exatamente igual em sua casa.

Para ser mais enigmático ainda, faria esta foto trazer uma daquelas estátuas africanas tão usadas em rituais onde se invocam os espíritos. E faria ainda mais suspense: colocaria nesta foto, uma pueril e inocente menininha, com seus loiros, lindos e cacheados cabelos, meio que acariciando a tal estátua!

Ou poderia simplificar tudo isso e colocar só uma carranca típica do nosso São Francisco, que ainda não foi transposto, apesar de zilhões de promessas.

E, se por acaso a Tetê quisesse sair lá do ATO III e, não satisfeita em ter só um ato em seu nome, desse também uma passadinha por aqui e, brincando (a Tetê sempre brinca. Mesmo com coisa séria, ela sempre brinca), colocasse não a estátua africana ou a carranca. E se ela Tetê resolvesse colocar...ambas, no mesmo retrato em branco e preto?

Aí, até eu, autor desta minha divina comédia, sairia do teatro com alguns tantos pontos de interrogação em minha cabeça.

Mas, feliz, sabendo, aguardando, e sentindo...que vem coisa boa por aí. E novos atos seguirão acontecendo nesta minha comédia de vida.

Nesta divina e fascinante vida que venho sentindo em mim!

Minha Divina Comédia. Nada como DANTE(s) no meu quartel de Abrantes!

Abrantes, era antes!

Hoje é o hoje, recheado de eternos retornos!

Não sei se Divina, ou Sábia ou Up, ou Down...ou tudo isso e mais um pouco (de novo, lembro-me de Tabacaria - Fernandinho, guru e chegado) mas, com certeza. a minha comédia!

Ela deixa-me leve. Em uma sustentável leveza do meu Ser. Por ora, Kundera. Por ora. Manoko p/ você!

Desce o pano!


* Saindo do teatro, dei uma olhadinha no cartaz que anunciava a peça, e li, incrédulo, escrito lá no rodapé do dito cujo:

NOVAMENTE DISPONÍVEL

Reconheci a caligrafia da Tetê. Ela não sossega mesmo. Nunca!

Retomei minha caminhada. Retomei minha viagem!

Querendo ir pra Itália, conhecer a Torre de Pisa. Aquela que verga, que se inclina, mas não cai. Enquanto seu centro de gravidade estiver na dose certa, ela nunca cairá! Ela seguirá sendo, mesmo (ou por isso) inclinada, atração turística e motivo de admiração por quem a conhece e "experimenta" dos seus segredos!

"...E o dono da Tabacaria, sorriu!!"

* Aqueles que "perderam" 18 minutos de vídeo sobre o Nietszche e seu Eterno Retorno, possivelmente comprarão ingresso. A Diretoria, antecipadamente, agardece.

Não Martin! Você não. É muita letrinha. É chato, é cabeça é enfadonho, é complicado, é enigmático é sacal. Vai p/ lagoa. E mande um beijo p/ ela e diga que ainda a amo!




DÊ PLAY



(março 2017)


Um comentário:

Anônimo disse...

How to make money from gambling with online casino
If your account isn't up, bettors will not be able to deposit money for slots. Here's a strategy งานออนไลน์ you can take when deciding to make