12 de mar. de 2017

Somos nossos sonhos



Brigagão/Dendéco (BD) - Meu pitaco sobre este querido e saudoso amigo.

Como imagino que nem todos da X Turma saibam, vou falar um cadinho sobre ele. Aproveitando o fato de ter virado (eu) metido a filósofo, se autointitulando cronista de araque, pago com cheques nominais e cruzados, e discípulo de carteirinha do Freud (Sig para os íntimos), deixo aqui meu pitaco investigativo criminal:

HDMA - Roberto Brigagão Nasser (para os íntimos, Dendéco)

O BD, além de um bom estetoscópio, sempre foi, sem nenhuma dúvida, um dos meus mais chegados e queridos, dentro da X Turma. Chegado a ponto de ir certa vez, com a Sofia & Marini (caralho este casal. sempre eles, porra - ops), até a fazenda dos Nasser em Mocóca, para um verdadeiro festival de comida árabe que os Nasser nos prepararam. Foi a ÚNICA família que conheci de todos da X Turma. Nem a família da Sofia (cacete, de novo?), vizinha de Emílio Ribas, com nossos pais se conhecendo (ambos médicos na Campinas de antanho), eu conheci.

BD & Leite & X Turma: Começando pelo apelido Dendéco que, acreditem, quase fez nossa amizade desandar. Sempre que eu o chamava assim, ele, verdadeiramente perdia as estribeiras. Chegava perto de um colapso. Bom menino que sou...vira e mexe eu o chamava de Dendéco, claro. Revendo meu álbum de formatura, tenho ali no mínimo umas cinco fotos onde estamos só nós dois. Não me recordo se fizemos troca-troca, pois a idade a esta altura já não permite lembrar. E um pouco ainda de vergonha na cara também!

Desde o terceiro ano (1974), BD só andava com livros de Cardiologia debaixo do braço. Todo mundo com o livro do sogro da Sofia (PQP, é carma?) e lá vinha o BD com o livro de Anatomia + livros de Cardio.

"- Eu vou ser cárdio, eu vou ser cárdio eu vou ser cárdio...."

"- Caralho, Dendéco. Só o terceiro ano e vc já sabe o que vai fazer? Cáspite!"

" - Eu vou ser cárdio e....NÃO ME CHAMA DE DENDÉCO, PORRA!!!!!"

Tão tá.

1974, 75, 76.....e lá estava o BD sempre dando uma passadinha pela Cárdio, Respirava Cachoeira (Paulo Afonso, para os que ainda não acordaram). Não sei se lá, BD & Cachoeira, rolou o troca-troca que citei acima. Há controvérsias mas, sendo o Cachoeira quem era, a probalidade é muito maior do que ter ocorrido com o Leite.

Sigamos

Chegamos finalmente a 77 e aí, carinha, sem churumelas, escolha o que vc vai fazer da vida. Da vida médica, pelo menos. Dada a largada p/ todo mundo fazer sua opção. Menos o BD, claro. O BD já era "cardiologista" desde 74.

Entonces veio a... prova para Residência. A Unicamp oferecia duas vagas. Só duas! Na X Turma tinham só dois interessados na Cardio; BD e este que vos fala. Estuda que estuda que estuda e......prova feita!

Resultado: em primeiro o gênio Zé da Silva, que entrou em todos os lugares que prestou, o cronista/filósofo em segundo e....BD em terceiro!

BUUUUMMMMM!!!!!!!

Dendéco elevado à vigésima potência. Desmontou-se o BD. O BD implodiu-se!! O Cardiologista...morreu!

O Zé da Silva, por sua vez, mandou a Unicamp tomar no cu e foi fazer sua Cardio sei lá onde. Na casa do caralho, provavelmente. Não, na casa do caralho não pois ele fez cardio e não GO. Mas foi p/ PQP fazer sua Cardio.

Então, senhores, o que fez a digníssima Unicamp? O óbvio e correto: chamou o terceiro da lista. Um tal de BD.

E o BD?? Sabe quando pagam o Leite com cheque nominal e cruzado, como fica o Leite? Pois é, multiplique isso por dez mil, vinte mil ou sei lá quantas mil vezes. Assim ficou o BD.

" - Agora tb eu não quero mais. Não quero e não quero. Ahhh, magoou. Queria ser cárdio, e não deixaram. O mundo fudeu comigo. Ó vida, ó céus!!. Vou fazer qquer merda, mas agora cardio não quero mais"

Nascia ali o Pediatra Roberto Brigagão Nasser.

Quis o destino, quis a Tetê, que eu fizesse cardio com o oitavo da lista. Chamaram o listado em quarto lugar, quinto....até o oitavo. Desconfio que ninguém queria partilhar a residência com o mala do Leite. É só uma desconfiança. Nada que vinte anos de terapia não consiga resolver.

Assim, senhores, fiz a minha cardio junto com meu chapa e amigo (vindo de Mogi), José Armando Mangione, hoje o capo do cateterismo da Beneficência. Sei lá se aqui tb houve algum troca troca de Mangione & Cachoeira. Os dois, naquela micro saleta do cateterismo.... Acho que rolava uma sessão de BDSM ali, com o chicote na mão daquela super obesa que mandava na Cardio. Só uma suspeita.

Meu querido amigo Dendéco, virou as costas para o seu sonho!

Que ele tenha ensinado algo muito precioso a todos nós!

Que tenha deixado um ensinamento, de coração!

É a vida que segue!



Nenhum comentário: