15 de nov. de 2013

Revival orkutiano










Um texto meu, postado no Orkut lá por 2006, quando ainda buscava, que buscava, que buscava e que buscava!!! Alguns astros até que se alinhavam. Mas não todos e nem sempre os mesmos. O momento do Universo ainda não era o do MEU alinhamento. Então eu buscava! Mas sempre de olho no céu! Paciente, e não Doutor! Sabia tb, por conta de um certo Dom Quixote, musicado magistralmente pelo Chico, em seu "Sonho Impossível", que um dia a "coisa" acontece. Não sabemos quando nem por qual caminho. Mas virá!


Repare que já citava os mesmos astros, no sentido metafísico ou não, que hoje cito. Os astros sempre estiveram por aí, desde que o mundo é mundo. Os astros seguem em suas órbitas, por um comando Divino, sei lá. Mas seguem suas órbitas, faça vc o que faça! Seu papel é escolher dentre os zilhões de astros que vagam aí pelo Universo, os seus preferidos deixando de lado aqueles que não te agradam muito, e passar a orbitar e vagar, junto com seus preferidos, seguindo sempre atento para o momento em que eles entrarão em alinhamento. Este É o seu momento. É por este momento que esperamos. É neste momento em que tudo passa a fazer sentido. É neste momento em que o caos se organiza um pouco mais. É neste momento que a calmaria se estabelece, que vc descobre o Brasil, ou a América. É neste momento que A Banda passa em frente à sua janela, que o bonde passa bem em frente à sua casa, convidando-o para nele subir.....e viajar! Vc só precisa estar atento para detectá-lo e percebê-lo. E ir a bordo e fazer a viagem certa. Não perca o bonde da história. Não perca o bonde da SUA história. Até pq não sabemos quando ele retornará. Até pq não sabemos quando a porta da nossa casa fará de novo parte do roteiro, sempre desconhecido, seguido pelos astros em seu vagar pelo Universo.

Como disse certa vez Woddy Allen, não se esqueçam que,  fora a Shirley Maclaine, todos nós só temos uma vida.

E eu completaria: "fora a Paula Lavigne, ninguém consegue controlar os astros!!"



Segue na íntegra, sem edição. Segue como era, ou estava, em 2006

-----------------------------------------------------------------------------------




QUAL É A SUA, CARINHA? QUAL É A SUA CARINHA??


Este final de semana, mais uma vez peguei-me no meio de uma (salutar) conversa sobre o que queremos afinal, cada um de nós?!!!

Imagino que cada um traz em si, o desejo maior de uma busca. Sendo assim, vamos nos despir um pouco  e falar um pouco que seja da nossa intimidade.....enquanto (ARGH!) pessoa?

Convite feito

Começando por mim:

Eterno inquieto e eterno aprendiz, estou sempre buscando, mesmo que não saiba exatamente o quê! Nesses casos, busco saber o que busco ou mesmo saber o que busco saber o que busco... Fui claro(rs)??
É aquela velha trilogia :
Penso, logo existo
Existo, logo penso
Penso, logo hesito

Ou, puxando da minha filhota...”Antigamente eu era um cara cheio de dúvidas! Hoje já não tenho mais certeza!!”

Na verdade acho que poderia resumir minha busca em uma única frase: “busco o auto-conhecimento” ou, no mínimo, aumentá-lo o quanto me for possível. Até porque, caso ele se torne pleno, terei que mudar-me para o Nepal... um local “longe “pros caralho”e....sem net! Como sobreviver???(rs)!!!

Nesta minha inquieta e eterna busca, lanço mão também daquilo que considero ter, sem falsa modéstia...do meu alto conhecimento!
Por mais que a nossa bagagem esscolar/acadêmica/cultural não seja condição “sine qua non” para o maior conhecimento de si mesmo, sou da opinião que tal bagagem nos torna, de alguma forma, um tanto quanto mais abertos e ávidos por mais e novas descobertas, seja do mundo externo, seja do nosso mundinho particular!
Por outro lado enxergo que as metas que priorizamos são, no fundo, meros motes para a busca! No fundo no fundo, o grande tchan, o grande tesão está mesmo na busca e não na obrigatoriedade de alcançarmos esta ou aquela meta.

Aí estão nossos poetas, escritores e músicos que não me deixam mentir....sozinho!!

Cito  apenas dois representantes das artes em geral: nosso querido(ex)ministro GG em sua (linda) música “Se eu quiser falar com Deus” e Carlos Castañeda que diz que “todos os caminhos são iguais; todos eles levam ao mesmo lugar ou seja, a lugar nenhum! A diferença é que um deles é feito com o coração e é este que você deve seguir.” E, terminando, cito o “Fernandinho” Pessoa, qdo diz que “tudo vale a pena se a alma não é pequena”!!

Desta forma, priorizo o auto ou o alto auto-conhecimento que me for possível, alcançável ou não!! O maior “alto” nos tira dos barracos da beira das “Marginais” ou das “Rocinhas” da vida, nos permitindo inclusive fazer uso metafórico do termo barraco, até porque estaremos sabendo o que é uma metáfora(rs)!

O tesão é mesmo a busca??


E vc?? Qual é a sua carinha?? Qual é a sua, carinha??


Nenhum comentário: