16 de nov. de 2013

Minas e suas minas...



Pois é, aconteceu. Fui até o Decolar e comprei meu bilhete para voar até Minas! Depois de um bom tempo perdido no “vou, não vou.....vou, não vou.... vou, não vou”... comprei!

Então tá! Eu vou! Mas vou exatamente para...? Atrás de...? Querendo achar...? Não sei. Só saberei indo. Mas houve um atenuante. Um Divino atenuante. Lá por Minas, não estava nenhuma “mina”. Lá por Minas estava alguém que pactuou comigo: TUDO faremos para que NADA que aconteça seja falso, ou nos machuque, ou nos faça mal, ou nos invada, ou nos traga arrependimento, ou seja menor! Vamos nos esforçar, AMBOS, para que aconteça o que seja melhor para os dois. Que cada um, mostre, ao seu modo, o melhor que cada um tem!

Tá, então eu vou. Mas, apesar de ter pactuado com ela, nunca se sabe, não é? Vai que.....

Mas pacto é pacto, Paulo. Vc deu a sua palavra, por mais interrogações que possam existir dentro do pacto feito. Se os dois querem o melhor, fique atento, e seja sincero. Leve MESMO o seu melhor. Com o perdão da palavra, “não confunda cu com bunda”. “Não confunda bife a milanesa com bife ali na mesa”. “Não confunda a grande obra do mestre Picasso com a pica de aço do mestre-de-obras”. Não confunda! Não se confunda ainda mais. De confusão dentro desta sua cabeça, Paulo, vc já está até o talo! Ou vai desperdiçar, de novo e de novo, mais uma chance que a vida está colocando à sua frente e ao seu alcance? Chega, não? Chega de desperdiçar sua vida. Como eu já havia dito, mas não assumido, lá pelo meu Diário de Bordo, escrito em 2002: "Chega de vida devida. Divida a vida” Chega de pisar na bola; essa pisada, sempre te derruba! Chega de cair. Chega de judiar de vc mesmo. Chega!!!!!

Então fui. E cheguei. Fui recebido, já no aeroporto, pela MINA (depois de um pequeno susto, claro. Um pequeno susto que rendeu mais um cigarro. Só.) Encontrei a MINA. Nela encontrei ônix, quartzo, turmalina, esmeralda, rubi... Até ametista. Escolhi esta última. Escolhi a ametista por ser ela a pedra da contemplação, da reflexão e da serenidade. Era o que eu sabia estar buscando. Escolhi a ametista, do grego “Amethistos”, que significa “não bêbado”. Não queria estar ou ficar bêbado. Não queria usar de nenhum artifício para que eu mostrasse o que eu pudesse considerar o meu melhor. Queria mostrar-me, de fato como sou. E não sou bêbado. Não preciso estar bêbado para mostrar quem sou. Por isso escolhi a Ametista. E fiz dela a minha pousada. Bem ao Jeito de Minas

Fui. Fiquei e voltei! Peguei chuva, peguei sol, peguei calor e peguei vento. Até temporal eu peguei. Peguei carona, dirigi sozinho. Fui às alturas quando dirigi. Lá em cima, me desfiz de minhas nuvens negras!  Lá as deixei! Acertando ou errando o caminho, até dirigi sozinho. Afinal, tinha que guardar o carro que me transportou em parte desta minha viagem. Deram-me tb esta responsabilidade. Cumpri, com seriedade. Passaria em qquer Lei Sêca; nunca estive bêbado por lá!

Depois voltei.Voltei outro.Voltei mudado. Pacto cumprido. Por ambos. Com leveza, suavidade, transparência e serenidade. Pacto mais que cumprido; alcançado. Tive a sorte (Divina?) de ter encontrado ali uma MINA. Não encontrei nenhuma mina. Estava lá, "A" MINA! E, para resumir a história, a ironia da vida não poderia ficar de fora. Sem saber, e sem perceber, acabei indo, levando ouro, mirra e incenso. E trouxe de volta algo que sedimentou esta minha sensação de que fui iluminado por ter encontrado, em Minas, não uma mina, mas uma MINA: trouxe de volta o meu “pão diário”. Dele tenho me alimentado. Dele quero seguir me alimentando! Ele veio direto da MINA para a minha vida, meu canto, minha casa, meu lar e meu mundo!

O tesouro estava na MINA...em Minas. Não estava na(s) “mina(s)"!

Dentre tantas minas gerais, havia UMA mina em especial. Os astros quiseram que eu a encontrasse! Ela, mesmo nada se parecendo com Moisés, ajudou-me/ensinou-me a abrir meu Mar Vermelho para melhor seguir meu caminho. Ela avisou-me, com todas as letras, que eu havia “errado lá trás”! Ela me deu a dica para que eu pudesse voltar e refazer meu caminho, agora sem (tantos) erros. Ela mostrou-me o caminho...com seu Jeito De Minas. Com seu lado Ametista.

A ela, meu reconhecimento. E agradecimento!


LIBERDADE MESMO QUE TARDIA!!!!

Nenhum comentário: