16 de nov. de 2013

Mente, louca mente. Mente loucamente.



Dois muros pichados que lembro de minha adolescência:

Eternamente
É ter na mente
Éter na mente

O outro:

Mandrake + Hendrix = Mandrix


Salto rápido para 2013:

Assistindo a um documentário na TV a cabo sobre um serial killer dos EUA que assassinou em torno de 50 prostitutas, sem qquer exagero no número!

O que tem estes dois fatos em comum? O que há entre estes dois “pontos”? Se fosse o caminho mais curto, aprendi dizer que é uma reta. Com certeza não é uma reta. É uma trajetória. Uma longa trajetória, com subidas e descidas, curvas e lombadas e tudo mais. Tudo aquilo que tem um caminho. Ou uma estrada.

Mas aqui eles se juntam. Por alguma razão que desconheço!Mas há uma ligação, sem dúvida. E, sem dúvida, não é uma linha reta!

Ao que interessa: no documentário, dois fatos chamaram muito a minha atenção. 
O primeiro fato que me chamou a atenção: o locutor do documentário, em off, ia dizendo como as coisas ocorreram e correram. Dentre tudo que disse, falou que:

“- Qdo ele foi perguntado pq matava aquelas moças, todas, aparentemente, prostitutas, ele respondeu, laconicamente e sem pestanejar, que as matava pq eram prostitutas. Perguntado pq ele necessitava matar as prostitutas, ele disse que, para ele, elas eram LIXO. “

Aí vem a loucura do gran finale. Segue o locutor, sempre em off

“E mesmo após n interrogatórios e  x horas de perguntas e tudo o mais, ele nunca EXPLICOU (??? – interrogações minhas) pq as matava”!!!!

Fim do documentário!

Aí, eu aqui do meu canto, fiquei pensando: mas como assim, nunca explicou?? Ele não disse que as matava pq as considerava LIXO?? Não disse? O locutor falou que ele disse, pô. Então está explicado, oras! Matava-as por considerá-las LIXO. O que mais vocês querem saber?? Não entendo! Está explicado. Pelo prisma e pela cabeça dele, está tudo explicado. E dito.

Quem sabe vc aí queira saber....”pq ele as considerava LIXO?” Ele teria uma resposta, sem dúvida. Seria....”xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx”. Aí vc iria se contentar? Claro que não. Aí vc iria querer saber pq do “xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx”. E ele diria.....”yyyyyyyyyyyyyyyy”! E vc seguiria no pq y, pq z, pq w, pq t, ou m, ou f ou.......

Que doido, meu! Este famigerado pq, prá mim, deveria ser banido do linguajar dos humanos. Pelo menos este tipo de PQ.

O outro fato, que mto me sensibilizou, deixando até um engasgo em minha garganta e uma lágrima pedindo passagem, foi este:

Como é praxe lá nos EUA (não sei se em todos os estados mas, com certeza, em alguns), depois do Juiz dar a sentença, os familiares das vítimas podem falar uns 5 minutos aquilo que desejarem, ao condenado.

Pois bem: o carinha foi condenado a 50 prisões perpétuas, sem direito a condicional (ironia jurídica) e teve ainda que ouvir os familiares das 50 vítimas. Quarenta e nove dos familiares, fizeram um desafio não-dito, mas um desafio, sobre quem conseguiria “pegar mais pesado” e fazer aquele serial killer tremer nas bases, tamanho seriam os xingamentos de cada um deles. E assim foi.

“Que vc viva no inferno para o resto da sua vida”. “Vc é um animal que não deveria ser chamado de ser humano”. “Vc é a personificação da Besta”. E por aí afora. Não preciso me estender, pois no quesito xingamento cada um de nós sabe que eles tb podem ser ilimitados e infinitos.

Pois bem. Para os 49 xingamentos, o serial killer olhou, olhou...deu meio que de ombros e não mexeu um músculo sequer!

Aí veio o único diferente dos 50. Um velhinho, de barba tipo Papai Noel, chapéu de judeu e disse, absolutamente emocionado, algo do tipo:

“ Juro que tentei me preparar para te xingar de todos os nomes. Juro que tentei. Mas aí lembrei-me dos ensinamentos que nos passou JC, qdo disse para que perdoássemos nossos ofensores, e aí eu desmontei! JC não qualificou ou colocou em uma tabela, catalogada, até qual nível deveríamos perdoar nosso irmão. Então, por este motivo, por ser um seguidor da palavra do Senhor, de peito aberto digo aqui que, por mim, quero que saiba que  está absoluta e totalmente perdoado. Vc tem o meu perdão pelo que fez à minha parente. Vc tem o meu pleno perdão, irmão”

Sem querer ser piegas e muito menos inventar uma mentira, dizendo o que não houve, eu vi, com estes olhinhos que a terra há de comer, o serial killer se emocionar, a ponto de ter que pegar um lenço com seu advogado, para enxugar suas sinceras e verdadeiras lágrima! Juro que eu vi. Ninguém me contou. Eu vi.

Com quase toda certeza eu teria sido um dos 49. Ainda estou longe de ser o bom velhinho! Mas foi ele quem também ME comoveu até as lágrimas. Por alguma razão hei de ter chorado. Quem sabe um dia saberei!

Agora me dê licença; vou até lá fora pichar um muro. Até outra hora!


"Todas as vezes que vc me perguntar POR QUÊ?
Responderei, curto e grosso: " E PORQUE NÃO?"




Mundo louco. Louco mundo!!







Nenhum comentário: