17 de nov. de 2013

CYRO LAVIERI



Nossa, qta coisa este carinha me lembra! Uma enxurrada de coisas. Mil lembranças e mil saudades, já que sempre achei que lembrança é uma coisa e saudade, outra. Afinal, uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa, não é? O carinha que me traz à mente, por baixo, duas mil coisas!

Qto aprendizado tive ali, em meu tempo com ele! Qta ficha caiu. Com certeza, muito mais fichas do que as poucas moedas que dei a ele, como forma de “pagamento”. Um conhecimento sem preço. Um RECONHECIMENTO sem preço! Um reconhecer-me tal que, sem ele, acho que teria sido tudo mais difícil. Sem meu tempo com ele, provavelmente estaria hoje ainda mais ignorante do que ainda sou. Para minha sorte ou azar, ele empurrou-me para um outro patamar não tão ignorante.

Dentre os mil aprendizados, um se destaca, sempre. O doutorzinho do beco foi o primeiro que conseguiu a proeza de não deixar nenhuma de minhas perguntas sem resposta. Por mais complexa, intrigante, angustiante e confusa que fossem minhas perguntas, ele sabia respondê-las, a todas, sem exceção.

O fato de que eu ficava puto com as suas respostas é um problema meu. E só meu! Mas ele sempre me respondeu a todas as minhas questões e dúvidas existenciais.

“- Cyro, o que será do meu amanhã”?
“- O que será do seu amanhã”!
“- Qual o caminho eu devo seguir”?
“- Qual caminho vc deve seguir”!
“-  O que a Fulana pode fazer por mim”?
“- O que a Fulana pode fazer por vc”!
“ - Onde está a felicidade”?
“ – Onde está a felicidade”!

“- É tão fácil, Paulinho: troque a ? pela ! e pronto. Aí está a sua resposta. Quer outra, diferente destas minhas? Então pergunte ao Google”.

E eu ali, puto! Porra, é prá isso que eu te pago?? Puta sacanagem, meu! Enganador de meia-tigela! Charlatão do cacete! Velho gagá!

Qta inguinoranssa da minha parte. My God. Santa ignorância!

"- Pq o amor que damos ao outro é tão medíocre, feio, incompleto, capenga, neurótico e pequeno?"

Aqui ele fez uma pequena exceção, e respondeu de um modo um pouquinho diferente:

“- Pq, como bons filhos que somos, obedecemos e seguimos à risca o que o nosso Pai (ou o representante dele por aqui, JC), nos ensinou: amai aos outros como vc ama a si mesmo”!!

- Porra, Cyro. Não entendi bosta nenhuma! Se estou dizendo que o amor que damos ao outro é tudo isso que disse aí em cima, vc me vem com essa?? Mais uma caduquice sua? Pirou de vez? Acho que vc está mesmo gagá.

- Paulo, como vc me enche o saco! Por acaso, defina o amor que vc anda tendo por vc mesmo! Vamos, defina!!

- Bom, veja bem..... Acho que meu amor por mim anda...... (deixe-me pensar).........anda....... anda....... Bem, acho que ele anda meio medíocre, feio, incompleto, capenga, neurótico e pequeno!

- Então tá! Caiu a ficha agora ou quer que eu desenhe? Então, paga aí a sessão e chispa daqui. Para de encher meu saquinho! Seu horário de hoje acabou. Passar bem!

Qta saudade dele! Qtas lembranças!! Pena que ele não aceitou meu convite para nosso último papo, tomando um cafezinho. Ele, naquele dia (último que o vi, ainda vivo) estava muito atarefado ou sei lá o que. Pq ele não aceitou meu convite para o café? Pq ele não aceitou meu convite para o café! Ora bolas!

Mas deixou em mim, mta coisa boa de se lembrar e de ter saudade! Até minhas lembranças do meu tempo com ele, são todas gostosas, diferente de outras tantas lembranças que tenho, mas no fundo gostaria de esquecer e não mais lembrar!  Muito aprendizado. Mil toques geniais! Lá, com ele, descobri o caminho que teria que seguir se um dia quisesse mesmo me conhecer! O que acontecerá se trilhar este caminho? Qual será o resultado final desta minha trajetória? Não faço a mínima idéia, mas haverá um resultado final! E é o único caminho possível a ser feito, se quiser mesmo saber quem vc é!

A única certeza que a terapia te dá, é que vc muda. Para melhor ou para pior, não sei! Nem a mínima idéia posso ter se será para melhor ou pior. Mas, se quer mudar, deixar de ser o que é hoje, busque o caminho da MUDANÇA. Espinhoso, árduo, difícil, longo e o escambau! Garantia zero de sucesso. Nem ao PROCON vc poderá socorrer. Seu caminho será feito....pelos seus passos dados! Faça-o e se responsabilize por ele, no sucesso ou no fracasso. Vire-se!

Acho que fui um bom aluno. Ou discípulo. Aprendi mto ali, em meu tempo com ele. Mesmo que tenha sido isso o que ele sempre desejou!

O que ele diria se soubesse, hoje, que parei de “quebrar o pau”? Com certeza, o que ele diria!

Grande beijo, Cyro.

Que esteja mesmo em PAZ!


* E amanhã é 18 de novembro de 2013

Nenhum comentário: