17 de nov. de 2013

TRINDADE



Quanto significado pode ter esta palavra. Dez dias atrás, p/ mim, tinha um. Hoje tem outro completamente diferente. E muito mais completo e abrangente.

Poderia falar sobre o Triângulo das Bermudas, local misterioso onde tudo é sugado e desaparece. Sobre a Santíssima Trindade Cristã, quem sabe. Pai, Filho e Espírito Santo. Sobre o Trio Parada Dura que falo no tópico Calúnia, Injúria e Difamação. Sobre o Trio Esperança, caso queira lembrar-me de minha adolescência. Sobre a praia Trindade, pertinho de Paraty, onde fui algumas vezes e outras que disse que fui mas não fui! Existem várias Trindades sobre as quais poderia falar.

Escolho duas. As duas que representam, para mim, em meus tempos atuais, a grande batalha que travamos na vida de todos nós. A batalha entre a Satânica Trindade e a Trindade dos Filósofos (Platão, Sócrates e seus agregados)

Do lado Satânico estão os 3M: a Mentira, o Medo e a Mediocridade. Do lado dos filósofos, como ensinou-me Clóvis de Barros Filho, estão as três liberdades essenciais, caso queira se achar um dia: a liberdade de AGIR, de PENSAR e de QUERER!



Os 3M se auto-alimentam, se multiplicam e te consomem, dia após dia. Eles acabam como a cobra que, não tendo mais o que comer ou devorar, come a si mesmo. É uma Trindade Satânica, querendo sugá-lo até os ossos. Qto mais medroso, mais vc mente. Qto mais medíocre, mais vc é medroso. Qto mais mentiroso, mais medíocre vc é. Qto mais medíocre vc for, mais mentiroso será. Ou precisará ser. E, fechando o ciclo, qto mais medroso, mais medíocre vc será! Elas são co-dependentes, e adoram tb andar de mãozinhas dadas. Ao seu lado, se vc permitir! Aí, se der trela ou guarida a elas, vc estará ferrado, preso em suas teias! Vc será devorado!

Guarde o medo, para aquele mínimo necessário a serviço de nossa sobrevivência. Medo de fazer carinho naquela cobra naja. Ou de pular de bung jump. Ou de barata, sei lá! E só. Guarde a mentira, para aquela dada para os seus filhos, qdo fala de Papai Noel ou quando diz que sua esposa não está gorda. Ela está só rechonchudamente sexy (rs). Ou quando diz p/ todos que não assiste novela e sabe tudo sobre o Félix e sua "mamy poderosa". E afins. E, finalmente, guarde a mediocridade para que seja esta a opinião que outros, alguns ou muitos, possam ter de vc; sobre vc. Será somente a opinião deles. Ou sobre o quanto vc é medíocre tentando patinar no gêlo! Ou tentando cantar (afinado) no karaokê, aquela música que você ama de paixão!



Agora, quando falarmos da Trindade da Liberdade, a dos filósofos, esteja atento. Elas parecerão fáceis de serem seguidas, mas é uma baita lição de casa sem fim. Ela parece ser óbvia, mas está longe disso. A menos que quem está aqui me lendo seja o Bhuda, Gandhi, Dalai Lama ou alguém desse time. A terceira – Liberdade de Querer – deu nó até nos neurônios de Platão, Sócrates e & Cia.

A Liberdade de AGIR, desde que vc não esteja preso ou queira passar a mão na bunda do guarda, ou dar um tiro na testa do Lula (ah se eu pudesse!!! rs) é “meio” fácil de entender: é a sua liberdade de ir e vir. Ou não ir. Ficar. Escolher virar p/ direita, ou p/ esquerda. Seguir ou não seu GPS. Faça o que QUISER, mas não reclame depois. Fez, porque QUIS. Agiu como quis agir.

A Liberdade de Pensar, nem dá mto pano p/ manga, na verdade. Se vc não SE der a liberdade de PENSAR o que quiser, que liberdade vc vai querer se dar, cara-pálida?? Se vc se auto-censura, não se permitindo pensar, lamento, acabou de sair da categoria dos seres pensantes. Vc é mesmo uma ameba, apesar de achar que até esta tem lá seus pensamentos. Ou "nem quer pensar sobre isso"??!!

Agora, o gran finale: LIBERDADE DE QUERER! Putz, nem sei por onde começar! Lembro-me qdo, em 2002, em uma roda de terapia (éramos uns 15 carinhas + o dotô – eu era só mais um dos carinhas – fazendo a tal de terapia de grupo), eu disse algo assim:

“O ditado popular nos diz que “querer é poder” mas eu, eterno inquieto, acho que antes disso devemos poder querer poder. E ainda, antes disso, devemos querer poder querer poder”

E ia seguindo por aí quando o dotô pediu p/ eu calar a boca (rs). Calei-me. E, de pura birra, nada mais disse naquela sessão!

O Cae já nos disse que “és o avesso do avesso do avesso do avesso”, não disse? Já fiz as contas. O que o mano Cae diz é o lado certo. Pode conferir, se QUISER (rs)

Só sei que esta tal de liberdade para querer, ou de querer, é complicado pros caralho! Dá nó em qquer Tico e Teco que possamos ter na nossa cabecinha! Mas é um tesão viajar em cima dela.

Acho que p/ tentar resumir o irresumível, é tb algo que um dia eu disse em algum lugar para não sei quem: vc deve se esforçar sua vida toda no intuito de falar aquilo que pensa e depois fazer aquilo que fala. Aí, quem sabe, chegue um dia em que vc, finalmente, fará aquilo que pensa!

Parece óbvio demais p/ vc? Então tá! Desculpa ter ocupado o seu tempo em vão! Acontece. Faz parrrrrte, como diria o Klébr Bamban!

Se faça só UMA pergunta: Vc, hoje, não tem absolutamente NADA em sua vida que sempre quis muito e ainda não conseguiu? Não??? (não vale aquele iate de US$ 2.000.000,00. Este até eu tb gostaria poder ter. Mas aqui falo de espírito, não de matéria) Então não perca tempo: corra para o Nepal e abra lá, bem em cima de uma daquelas montanhas altíssimas, sua barraquinha de guru! Espalhe ao mundo toda sua sapiência. Ensine os ignorantes e limitados, como eu! Prometo ir visitá-lo um dia!

Sei não. Acho que senti por perto o cheirinho da Trindade Satânica qdo me respondeu que NÃO! Melhor eu ficar quieto. Não quero mais a proximidade desta Satânica Trindade! Ela já encheu demais o meu saquinho. Por anos e anos e anos e anos e anos a fio! Tô fora.

Saravá!

Nenhum comentário: