14 de jun. de 2015

Tetê Espíndola




Quem segue o meu blog, sabe que faz tempo que fico azucrinando a coitada da Tetê! Comecei a zoar com ela aqui:


e depois, de tempos em tempos, voltava a zoar a tadinha! Então hoje vim aqui penitenciar-me e, ao mesmo tempo, homenageá-la.

Sou mesmo um carinha gozado; gozado e ingrato. Quando o Einstein diz que “Deus não joga dados” , acho a frase uma sacada genial, de um genial Físico, mas quando é a Tetê que diz que “estava escrito nas estrelas”, fico zoando a coitada.

Tanto um quanto outro disseram a mesma coisa, uai! Alguém, alguma coisa, algo que não conhecemos (e imagino, nem iremos) faz as coisas acontecerem a seu bel prazer.

A propósito: a frase completa do Eisntein é: “Não tenho fé suficiente para ser ateu. Deus não joga dados”!!

Eu costumo brincar dizendo que “graças a Deus sou ateu”! Ou rezar pela cartilha do “yo no creo em las brujas, pero las hay, las hay”

Ou seja, toda lesma é mesmo lerda (rs)

Mas, voltando à Tetê: deve mesmo existir uma força maior, ou forças, que façam as coisas acontecerem assim ou assado. Claro que não ao exagero de nada fazermos e ficarmos esperando tudo cair do céu. Se ficarmos assim ,passivos, elas podem não cair, mas despencar; e nas nossas cabeças ainda!

Pero que hay algo, hay! Fazemos a nossa parte. Fazemos aquilo que nos compete. Vamos até o nosso limite de “responsabilidade” em fazer as coisas. Em agir e atuar, objetivamente, para que as coisas saiam do jeito que queremos. Feito isso, o resto fica mesmo por conta do Einstein... ou da Tetê!

Meu amigo Gianni, com pouquíssimo saco p/ elocubraçoes, ao mesmo tempo que curte filosofar, do jeito Gianni de filosofar, costuma dizer algo assim:

“- Fico com o saco cheio de cruzar com gente choramingando e enchendo a sua vida de por quês! Por que aconteceu isso, ou aquilo, ou comigo... Por que foi assim e não assado, por que tinha que ser agora......

Porra, gente, foi/aconteceu do jeito que foi/aconteceu, porque tinha que acontecer, cacete. E a maior prova de que tinha que acontecer como aconteceu...é que aconteceu como aconteceu”!!

Básico dos básicos!

Ontem meus fantasmas quiseram dar o ar da graça e trazer alguns desses por quês à tona! São foda esses meus fantasmas. Sessenta e tantos anos de convivência não desaparecem assim, como por encanto. Na verdade, nem desaparecem e nem desaparecerão. Morrerão comigo. Com meu corpo, junto com todos os Paulos que habitam este corpinho.

Agora, a grande sacada, é saber viver/conviver com eles: fazer ouvidos de mercador. Quando eles cismarem em voltar à tona, não devmos dar trela e nem atenção. Eles farão a aparição fantasmagórica mas, ao perceberem que não estão dando ibope, voltarão rapidinho para lá de onde vieram!

O essencial (é invisível para os olhos, diriam as misses –rs) é fazermos o que NOS compete. Não ficarmos passivos e agirmos, atrás do que queremos. A partir do momento que nossa ação chegar ao limite, a próxima ação, não dependente de nós, ocorrerá ao sabor do vento, do Einstein ou da Tetê!. Ou até mesmo do Paulo Coelho (argh!!!!)

Deus não joga mesmo dados! Está tudo escrito nas estrelas!

Maktub!!


Nenhum comentário: