13 de jul. de 2015

A OSTRA



Dizem os entendidos, que a cada 10.000 ostras, uma delas guarda dentro de suas conchas, uma bela, perfeita e valiosa pérola, sempre muito apreciada e valorizada pelos admiradores e amantes das boas e únicas obras-de-arte que a natureza nos proporciona. Para as outras 9.999, sobra apenas uma leve pitadinha de sal, algumas gotas de limão e... vupt, acabou o seu ciclo de vida, repousando quietinha no fundo do estômago de alguém!

A questão é, como saber qual é ESTA ostra? Qual é aquela única que traz a tão desejada e sonhada pérola? Falando aqui com meus botões, vejo que temos que usar do que chamarei dos 3Fs : feeling, faro ou...faca!

A faca, convenhamos, seria um tanto trabalhoso, senão impossível. Teríamos que ter 10.000 ostras p/ abrir, abrir uma por uma, e mesmo assim sem qualquer garantia que encontraremos a desejada pérola! Deste modo, descarto a faca!

Acaba me sobrando então o faro e/ou o feeling, até porque, aos meus olhos, eles são sinônimos. Você terá que "sentir", via faro/feeling, qual é a ostra que traz a pérola! Haja faro. Haja feeling!

Mas, seguindo otimista, diria que sinto-me com o faro aguçado e imagino que sei que naquela ostra há uma pérola guardada. Como nem tudo na vida é sempre cor de rosa, mesmo com este tanto de feeling, outra inquietação me assalta: por que AQUELA ostra resolveu produzir uma pérola? Claro que aqui não falo dos cultivadores de pérolas por métodos inventados pelo homem. Falo das predestinadas pela natureza a produzir uma pérola, no lugar de terminar com limão + sal ----> estômago. Por que ela resolveu criar dentro dela a mais bela pérola?

Há um motivo, claro, e ele me entristece ou chateia: ela produz a pérola, em um mecanismo próprio que usa para defender-se de intrusos. Defender-se de algum perigo vindo lá de fora, que coloca em perigo a sua vida! É para defender-se, e por medo de morrer, que ela vira pérola.

Até o fato de virar pérola, podemos dizer que ela, de fato, eternizou-se: ninguém põe uma pitada de sal e limão em uma pérola e depois joga goela abaixo. Por este prisma, ela eternizou-se mesmo. Mas...foi via medo; via defesa suprema de EVITAR a aproximação de algum intruso! Evitar que este intruso entrasse em seu território!! E se este intruso fosse você? Você gostaria de saber que é visto como um intruso, um indesejado ou um perigo a alguém? Eu, com certeza, não curto muito tal situação! Se sou um intruso, um indesejado ou um perigo a alguém, também não sou ostra! Então, não há necessidade de trancafiar-se toda dentro de suas conchas, para livrar-se de mim. Simplesmente me diga que minha presença ou aproximação não é bem-vinda ou não é aquilo que você quer1 Diga-me que não estou incluso em seu mundo/universo! Fácil assim!

Fechar-se em demasia, traz consigo o risco de você tornar-se eterna. Eternamente linda, perfeita e única...mas nunca encontrada. Nunca apreciada. Nunca admirada por quem quer que seja. Uma eterna...e eternamente adormecida pérola!


Uma solitária pérola. Uma solitária ostra!

Nenhum comentário: