21 de jul. de 2015

A História Sem Fim



Não teve como não me lembrar. Já faz uns bons 15 ou 20 anos que assisti este filme: A História Sem Fim

Toda ela/todo ele, simbólica/o! O menino, sempre acuado e zoado pelos "amiguinhos" da escola, descobre em um livro, a saída para combater os seus medos e conquistar os seus sonhos!

Sua busca é uma epopéia. Uma odisséia. Sua busca é o filme! No caminho, ele vai vendo seus reais amigos sucumbirem, um a um. O cavalo é tragado pelo pântano da melancolia e aí por diante....

Tudo se alinha para que ele desista. Tudo!

O grande tchan do filme, é quem é o vilão! Quem é o vilão que a todos derrota?? O NADA!! Não é o Coringa do Batman, a criptonita do Super-Homem ou algo do gênero. O que os destrói, a todos, não tem nome; é o NADA!!

Todos eles são tragados pelo NADA. Também conhecido como Roda-Viva, se o portador da mensagem for o Chico. Ou Sinal Fechado, se quem nos fala é o Paulinho da Viola! Ou o Vinícius, ou Camões, ou meu xará Paulo Mendes Campos, ou meu outro meio xará Fernando...Pessoa! Tantos já disseram o quanto o NADA é poderoso. Tantos já nos alertaram para a força do NADA. Mas ele segue vencendo a muitos. Até àqueles que amamos!

É foda, mané! É foda!

Fico pasmo, assustado! Tudo bem que também fui lerdo, lesmo, ostra, tartaruga e até Cabeça de Jerico. Tudo bem que o tempo de cada um é o tempo de cada um. Ninguém vive em plena sintonia com o SEU tempo. Este é só seu e de mais ninguém. Não adianta querer partilhá-lo: ele é uma roupa que só em você cabe! Não cabe no outro. Não adianta querer! Muito menos forçar. A roupa vai acabar esgarçada! Mas ainda não sinto prazer em ver certas vitórias do NADA. Ainda não cheguei lá. Já disse que o Nepal é muito longe. Vou ficando mesmo aqui por SS ou Igaratá!

Mas ver a vitória do NADA é como ter estado presente em 1950, no Maracanã, assistindo Brasil x Uruguai! Não dá p/ ficar indiferente e dar de ombros! Dizer, assim que o juiz apita o final do jogo, que isso faz parte da vida! Não dá. Simples assim! Amanhã...quem há de saber??!! Mas na hora do apito final, não dá!!

Ahhhh, Lupicínio: "Há pessoas com nervos de aço, sem sangue nas veias e sem coração. Mas não sei se passando..."

Ou... "Esses moços, pobres moços..."


É foda, mané! É foda!!

A "deixa" que este post me dá: Meu blog---->  meu livro da História Sem Fim!

É um caminho!

Mas, hoje, não me peçam indiferença! Não dá!


Volto outra hora.


Nenhum comentário: