22 de jul. de 2015

PURGATÓRIO



Saí para cumprir com minhas mundanas mundanices e, no caminho, lembrei-me do Cônego Mariano e seu catecismo, lá pela Igreja Nossa Senhora das Dores, no início dos anos 60!

Desculpa aí, seu Cônego, não estou dizendo que o senhor ou sua religião sejam mundanas. Simplesmente lembrei, uai!! Lembrei-me da "tríade", que não é a de Igaratá, que nos era passada: céu, inferno e purgatório!

Céu e inferno tudo bem: levou uma vida correta? Céu!Não levou? Inferno. Simples assim! Mas e o tal do purgatório? É exatamente o quê? Um tipo de um test-drive? Uma segunda-época? Um debate pedindo a ajuda aos universitários? Um orçamento que pedimos prá decidir depois?

Encafifei com o dito cujo!

Até onde me foi ensinado, o Céu ou o Inferno, é para todo o sempre. Entrou lá, mané, não tem volta. É para todo o sempre! Com o "purga" a coisa é diferente; é a prova dos nove, quem sabe. Você ficará ali, temporariamente! Dependendo de como se comportar...aí a decisão (de quem?) será tomada. Ou dali para o Céu ou para o Inferno.

Então fiquei pensando: que fauna habita o purga? Com certeza nem a Madre Thereza e nem o Charles Manson! Então, quem? Acho que 99% de todos nós, com exceção das Madres Therezas e dos Charles Mansons da vida que, para nossa sorte ou azar, não passam de 1% da população humana.

Então, estaremos todos lá, no purga!! Por um tempo pelo menos estaremos todos por lá: eu, você, seu vizinho, sua sogra (será?? vc mandou tanto ela pro inferno....), sua mulher, seu patrão, o entregador de pizza... Todos lá, por um tempo!

Quando um desses fecha o ciclo "purga", podemos fazer uma festa,  do tipo  "despedida do purga"? Mas comemoraremos igualmente se ele ou ela estiver indo para o Céu ou para o Inferno?

Quem sabe algo tipo assim: se estiver indo pro Céu, só tocaremos música sacra, na harpa, evidente! Só beberemos água, se possível benta, e sem gás!
Agora, se o carinha estiver indo pro Inferno, podemos chamar o Mick Jagger e sua tchurma, fazer umas caipirinhas, uns blood-mary e uma boa branquinha de alambique?

Ou seja, este tal de purga é de uma indefinição total! Ele ainda não resolveu como serão as regras lá do seu espaço! O que pode ou o que não pode. Este purga deve ser tucano de quatro costados! Sempre em cima do muro!

Se estou fadado a ir de lá pro Inferno e se conseguir "molhar a mão" de alguém ali dentro, consigo meu passaporte pro Céu? Ou é melhor procurar o Edir Macedo enquanto ainda estou por aqui e reservar já o meu lugar?

Afinal, suborno não é coisa do Céu, mas também está aí, leve e solto, senão no Purgatório, nas Petrobras da vida. Posso pedir uma delação premiada estando no purga? Um habeas-corpus preventivo?

No fim, é mesmo o purga que vai sobrar p/ gente. Além do Haiti, acho que o purga também é aqui! Todos nós vivemos nele!

Fora o 1% já citado,,, e a Tetê, evidente! Esta vive mesmo é nas estrelas.

Lembrei-me da Tetê e depois, do Telê. Já não bastasse uma, agora dois: a dupla Tetê & Telê. Ela das estrelas e ele...Santana! É parte santo, pois!

Fico com a Tetê ou com o Telê? E se quiser ficar com a Tetê...em Santana? Em Santana do Parnaíba, ou na Fazenda Santana, ou na Alameda, sei lá??

Acho melhor ir fazer um retiro espiritual lá por Igaratá e refrescar mais os miolos. O Tico e o Teco estão pedindo uma pausa. Um help!!

Toque e cante para nós, Gil!! Sonorize este tal de purga!! Torne-o ao menos um pouco mais lírico!

DÊ PLAY




 "..é tão bom sonhar contigo..."

Nenhum comentário: