15 de mai. de 2015

Esta nossa língua...



Já que no tópico anterior eu postei uma música do Língua de Trapo, e já que, atualmente, ando me sentindo menos trapo e mais língua (está aí a retomada do blog que não me deixa mentir), resolvi fazer uma segunda viagem, ou continuar a primeira, sei lá, matutando, como bom pensante e aposentado (não sei se mais um ou mais outro), sobre a nossa língua.

Vamos lá?


Agora, subo novamente à bordo, já que navegar é preciso, e me jogo novamente nas imprecisões das palavras. Ou senão imprecisão, a multiplicidade dos seus significados.

Caminhando com meus cães, duas frases vieram a esta cabeçinha de meu Deus:

“Será que a nossa história de amor vai VINGAR”?

“Por tudo que vc me fez, vou me VINGAR de você”!

Corri até o “aurélio”...

Significado de Vingar

v.t. Tirar desforço ou desforra de (ofensa recebida), ou por (pessoa afrontada): vingar uma afronta; vingar o irmão. (Sin.: desforrar, desagravar, desafrontar, retaliar.)
Conseguir, alcançar, lograr: vingou tornar-se presidente aos 40 anos.
Subir, galgar: vingar uma elevação.
V.i. Ter bom êxito; ser bem-sucedido; dar certo: o plano vingou.
Desenvolver-se, crescer, medrar: vingaram as plantas.
Sobreviver: dos três filhotes, vingou apenas um.
V.pr. Tirar desforra ou vingança de ofensa recebida; desforrar-se.


Sinônimo de vingar: desafrontar, desforrar e despicar 


A palavrinha pode tanto significar desforrar qto ter bom êxito, dar certo dentre outras...
Será que vingar-se de alguém, de alguma pessoa, seria também ter bom êxito e dar certo? A quis vingar-se de B. A vingança “vingou”, então... A teve êxito. É por aí?

Que lingüinha mais safada esta nossa, né não?
A mesma palavrinha com significados opostos. Ou o oposto é o mesmo do não oposto? “És o avesso, do avesso, do avesso, do avesso” como canta Cae!
Acreditem: eu ainda não era aposentado, mas peguei esta passagem da música do Cae e fui descobrir qual era o lado do “avesso do avesso...” É o lado certo. Façam as contas e verão (rs) “Vai verão....Vem verão...!!!”

Também já havia brincado e viajado aqui, em meus tempos de orkutiano:


Hoje não tenho nem facebook e nem twitter, mas meu tesão pelas letrinhas não pode ficar quieto senão eu morro.

Amo essa loucura. Amo esta nossa louca língua. Amo estas masturbações mentais. Amo as letrinhas; de A a Z (rs).
Tb, via “aurélio”, vi que um dos sinônimos de vingar (desforrar) é...despicar! Juro que esta eu ainda não conhecia.
Aí, tomei mais um pouco mais do meu chá do Santo Daime e concluí que...

“Então, caso eu queira vingar-me digamos, de uma mulher, uma das maneiras seria eu...tirar/recolher minha pica? Despicar??”

Como saber ???Como saber!!! Engulo saber. Degusto saber. Me alimento do saber... e tento saber! Se sei?? Sei lá. Sei aqui, sei acolá,  sei em L.I.N.S. (onde, já disse, o Santo Graal me aguarda), sei em cada lugar que estou. Acho que sei até na PQP.
Só acho, mas não sei! Sei que não sei. Já é um bom começo.
Se não sei, quero saber.
E, quer saber a verdade?

“Não quero nem saber” !! (rs)

Preciso parar com este chá do Santo Daime, recheado de cogumelos!! (rs)

·         Mais uma ironia do destino: assim que acaba o vídeo do Língua, entra este aqui, que postei lá pelo Youtube sei lá quando!



Não sabia quando e corri até lá para saber: foi dia 27 julho 2012. Tinha acabado de virar um sexy...ssagenário! (vai com dois s mesmo pois não dá p/ escrever de outra forma)

Acho que é assim que a gente aprende, né não!? Eternamente.......


Vou tomar mais um pouquinho do meu chá!!

Nenhum comentário: