29 de mai. de 2015

Morte & Vida...

...Severina!



Hoje, como bom aprendiz que sou e também como bom discípulo/seguidor, acordei vendo-me, mais e mais, fã e seguidor do meu Mestre MK quando ele discorre sobre sua insustentável leveza do ser e/ou sobre o Eterno Retorno (junto com Nietzsche).

Apesar do nome dado ao post, não falarei de reformas agrárias, questões sociológicas, políticas ou afins, como quis falar o João Cabral de Melo Neto. O nome do post é só um mote para falar do que desejo: aprendizado eterno, vigilância idem, morte e vida. Sobre como devemos nos portar e  nos comportar se, ao acordar, percebemos que ainda respiramos! Teremos então, salvo algum imprevisto, mais 24 horas para VIVER.

Meu Mestre MK acertou em cheio na carta que fez questão de enviar-me, assim como o texto do meu também Mestre, Leo Buscaglia: "Passando fome, meu filho?? Passe fome, meu filho!!"                  
Ou o Cyro, que dizia a mesma coisa! Antenado discípulo de Freud, responsável pelo endereço e nome deste meu blog. Meu "paipai", saudoso Cyro!!

A cada momento, a cada instante, a cada segundo e a cada novo nascer do sol, temos que viver, posto que acordamos ainda respirando.

A cada instante ou dia, vivemos vidas e mortes. Cada ato nosso tido após o nosso acordar, sem aspas, transfigura-se no mesmo instante em VIDA ou em MORTE! Nossos atos do pós-acordar, nos colocarão vivos ou mortos perante a vida!

Assim como há também a sacada genial da genial Emília, quando lembramos e relembramos o “gran finale” do estupendo filme chamado “Uma Mente Brilhante”! Vc, com muito empenho, consegue sim, digamos, curar-se. Livrar-se de tudo aquilo que nos puxa p/ a “morte”; aqui, com aspas.  O filme mostra, com extrema genialidade do seu criador, que as figurinhas que cismam em seguir nos puxando para a “morte” seguirão conosco, eternamente. Elas só morrerão quando a gente também morrer. Morrer no sentido de estar pronto p/ ser cremado ou enterrado embaixo de sete palmos de terra. Elas não irão, simplesmente, desaparecer ou morrer...em vida! Elas fazem parte do nosso TODO. 

O mesmo que disse, já nos anos 60, Rollo May em seu livro “O Homem A Procura De Si Mesmo”; best-seller da época. Deixou sua marca. Foi  um ícone e um marco na área da psicologia. Lá ele diz que “se você expulsar os demônios da sua vida, esteja preparado para também expulsar os seus anjos”! 

Ou o Velho Índio, quando nos dá o toque para que sigamos atento a quem estamos alimentando mais.

Ou outro gênio e Mestre. Mestre nas artes cênicas. Mestre na arte de nos emocionar. Na arte de nos fazer rir. Rir e chorar! Gargalhar ou se debulhar em rios de lágrimas. Mas, rindo ou chorando, sempre de forma doce, poética, lúdica e vagabunda! O eterno vagabundo Charles Chaplin! Nosso eterno Vagabundo!

Todos estes, sábios nas palavras e no assunto, nos ensinam a mesma coisa! A (difícil) arte de viver! É mesmo uma arte. Um enorme aprendizado. Espinhoso e doloroso por muitas vezes, mas o resultado final pode ser sim aquilo que MK chama de Leveza Do Ser. Sustentá-la é a grande tarefa que temos com nós mesmos. Com nossas vidas. Sustentar sua leveza é, e seguirá sendo, um diário e hercúleo” trabalho. Assim como foi hercúleo, eu parir, em outros tempos, meu "Diário de Bordo"! Lá registrei minha briga contra a minha "morte". Contra o risco de morrer...ainda em vida; e seguir vivendo...morto. Ou catatônico! Ou lobotomizado como o Jack Nicholson em " Um Estranho No Ninho".

Ou saber, e QUERER, enfrentar os Monstrengos de nossas vidas, como nos ensinou o Mestre dos mestres Fernando Pessoa!

Mas/porém/entretanto/todavia (sorry MK, só p/ quebrar um cadinho o excesso de seriedade aqui do post. Vc irá entender, bom cínico que é – rs), assim como “o primeiro sutiã a gente nunca esquece”, a delícia de vivenciar a nossa vida como algo prazeroso e leve também nunca é esquecida. Quem um dia já provou desta leveza e deste estado d’alma, nunca esquecerá da delícia maior que é senti-la!

Mortes e renascimentos seguirão ocorrendo, como um moto-contínuo. A cada acordar, elas lá estarão...ao nosso dispor! A cada acordar, com aspas ou sem, elas lá estarão ao nosso dispor! E...SEMPRE, será a sua escolha, a minha escolha, a escolha de cada um,  se optaremos por viver ou morrer!

Muitas vezes eu, Paulo Fernando, este singelo blogueiro, ao sentir-me instigado pelo lobo faminto e sanguinário do Velho Índio, ou ao avistar as três figurinhas que cismavam em não desaparecer lá no filme “Uma Mente Brilhante”, uso da estratégia de correr até o blog aqui e desabafar. Muitas vezes uso deste artifício para fortalecer-me, mais e mais, e mandar a morte à merda! Quero seguir vivendo, até a hora que de fato parar de respirar.

Quero ver-me e sentir-me levando uma vida muito mais voltada p/ a  leveza, o lúdico e o prazeroso!

Quero seguir trajando o “meu primeiro sutiã”!! Hoje já tenho peito. Já posso usá-lo!!

A bênção todos os aqui citados! Abençoados e iluminados Mestres! Sigo fiel aprendiz, admirador e discípulo de todos vocês!     

À VIDA! HÁ VIDA! A VIDA!!   

            ·         Este tópico poderia ter “Ao(s) Mestre(s) Com Carinho” como sub-título! Se poderia...ei-lo!!!


Enorme beijo aos meus Mestres. Vocês sempre me ensinaram como é tesudo aprender...e VIVER!!!!

Minha gratidão eterna!

Vagabundo Paulo
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------













Nenhum comentário: