27 de mai. de 2015

Resposta do MK


Hoje, ao acordar, deparei-me, para minha surpresa, com um recado/uma carta do Milan Kundera em minha caixa postal.

Apesar de ter vindo escrito em tcheco, e como tcheco p/ mim é grego (rs), joguei tudo lá no Google Tradutor e obtive isso que segue

Ei-la

Prezado Blogueiro:

Recebi seu recadinho http://simbolofalicoeocacete.blogspot.com.br/2015/05/um-recadinho-para-o-mk.html  e resolvi lê-lo com um pouco mais de atenção. 

Já sou um idoso de 86 anos, que se dá ao direito de fazer aquilo que quero e não fazer o que não quero. Como gostei do seu recadinho – ele é interessante – resolvi respondê-lo.

Apesar de ter nascido em 01 de abril, não costumo mentir. Não gosto de mentir. Me dou ao direito qdo muito, de usar do meu cinismo, como digo aí na foto que te envio! O cinismo bem colocado e inteligente também nos faz bem à alma!

Mas/porém/entretanto/contudo/todavia (como vc costuma dizer), vamos à resposta ao seu recadinho.

Por que cargas d’água eu iria finalizar o MEU livro do jeito que você gostaria que eu tivesse feito? Por qual razão, prezado blogueiro? Se o livro é MEU, o final dele...só pode ser o MEU final escolhido, concorda? É básico, como você também gosta de dizer!

Agora, a interpretação do MEU final é você que dará. Se você achar e “ler” no final que escolhi dar ao livro, o recado de que, alcançado a leveza do nosso ser, só nos resta a morte...foi a SUA interpretação! A morte é UM final. A morte é um dos finais possíveis, por mais que ela seja também o final de todos os outros finais!

Neste exato instante, milhares de pessoas estão morrendo e outras milhares nascendo. As que morreram, chegaram realmente ao fim de suas jornadas, leves em seu ser ou não. Nunca saberemos. Mas as que estão nascendo, iniciam agora uma jornada de “mortes” e “ressuscitações” a cada dia que acordarem e abrirem os olhos! Viverão, com certeza, momentos de maior ou menor leveza e até momentos de “pesadeza” (não sei como se fala isso em português – rs), mas seguiremos.

Minha intenção foi só a de acordar meus leitores para o fato de que a leveza de espírito e alma é algo difícil, complicado e espinhoso de se conseguir e, por todas essas razões, caso você não siga atento e forte, como diz o Caetano, que conheço por uma neta minha que já esteve aí no Brasil, (é preciso estar atento e forte. Não temos tempo de temer a morte...), você estará propenso a ser alcançado pela morte. Mandada pelos astros, pelos Deuses, por um acidente de carro ou até por esta tal de Tetê Espíndola. Esta eu não conheço, ainda!

É isso, prezado blogueiro. Bom que tenha gostado do meu livro e bom também que tenha “discordado” do fim que EU dei a ele. Xeretando outras coisinhas aqui por este seu blog, vejo claramente que você faz bom uso do seu direito de discordar. Ao deparar-se com algo que você discorda, isso te instiga muito mais que te chateia ou emputece ou entristece!

Continue a escrever! Vejo que seu blog é uma grande terapia sua com você mesmo! Siga instigando-se ao discordar. Isso sempre nos faz bem!

Além do que, caro blogueiro, reparei também em minha xeretada que você usa e abusa também de uma certa dose de cinismo.

Como neste “singelo” post que quase ninguém leu:


Um forte abraço


MK

  • Assisti “Forrest Gump”. Também gostei! Assim como “Regras Da Vida” e “O Show De Truman”. Duas mensagens quase que antagônicas mas, ambas, instigantes!

  • Pensar, repensar, confirmar idéias ou remodelá-las ou modificá-las, só nos faz crescer...a caminho da nossa tão buscada...”Insustentável Leveza Do Ser”!!

  • Sou tcheco, mas não acho a minha vida uma praga. Mesmo que ela seja “capital”!!

** Seria possível  enviar-me, quando der, um pouquinho deste tal de chá do Santo Daime? Fiquei instigado e curioso para conhecê-lo!




(Ele tem cara de Bruxo, não tem não? Mas vou tentar conseguir um pouco do chá para ele. Parece ser boa gente. Além do que, gosto dos Bruxos)

Nenhum comentário: