29 de mai. de 2015

VIDA


VIDA

(breve prefácio)

Saí para comprar mais um DVD que ficou faltando, nesta minha fase de gravar os filmes que curto, e aí aconteceu o seguinte:

(Antes de sair, deixei um recado p/ Rose, querendo saber dela se ela anda sumida por estar bem ou se algo aconteceu. Preocupação de amigo com amiga, entende?)

Saí e já comecei a escrever, mentalmente, este novo post aqui, sobre a VIDA.

Parei p/ tomar um café no meio do caminho. Tomando o café, encontrei-me com o MR. Ele, mais do que depressa, começou a xavecar-me (MR e xavego é pleonasmo??). Queria que eu fosse o fiador dele ou emprestasse um x de grana, para uma oportunidade imperdível que apareceu na vida dele, como o Ricardo Amaral de SS que ele é! Rapidinho, na lata, disse NÃO! Afinal, o MR é meu amigo, cacete (rs). Além do mais, estou comprando Igaratá. Mas com Igaratá ou não, disse NÃO. Seguimos amigos! Curto ter amigos!

Segui atrás do meu DVD!

Parei na loja e comprei o DVD. Aí eu queria falar com o carinha da loja um assunto xyz. Perguntei p/ simpática mocinha atendente, do alto dos seus 20 e poucos aninhos, se o carinha estava. Ela pegou o telefone e, dirigindo-se a mim...

“-Qual é o seu nome?”

“-Paulo!”

“Paulo... de onde?”

“-De onde”?

“- Sim. Paulo de onde. Para ele saber quem é você!”

“-Hããããã?? Para saber quem eu sou???”

“-É!!”

  • Fui salvo pela outra moça da loja, menos moçoila, que disse-me que aquilo que era meu interesse saber, o carinha da loja já não fazia mais!

Acabei me dando  por satisfeito e saí, mas não sem antes dizer p/ mocinha de 20 e poucos aninhos:

-“Agora vc me deixou encafifado. Ficarei com esta pergunta na cabeça: Paulo de onde??”

Voltando...pensei: Devia ter dito: “Diga que é o Paulo, A Princesa Que Dormia!!!”

Achei melhor não complicar demais a história. “Paulo, A Princesa...Paulo que usa sutiã...” Ia dar nó nos neurônios da moçoila.

Voltei p/ casa.

A Rose respondeu que está quieta, pela correria da vida. Mas que está bem. Menos mal, minha amiga! Siga bem!


Fim do prefácio. Não tão breve, mas fim do prefácio. Ao post:

VIDA

O que ela é? Como defini-la? Quem tem a resposta?

A Princesa salvou-me de tantas interrogações. Foi direta, na veia! Na veia do véio!

Paulo, disse-me A Princesa Que Dormia, coloque a resposta do Fernando Pessoa e aquela do chá...que não é o do Santo Daime, mas também é um chá!!

Poupe um cadinho seus neurônios e vá logo lá gravar seu DVD que ficou faltando. Deixe a resposta com os Mestres!

Obedeci, bom menino que sou. Obedeço as donzelas. Obedeço A Princesa!

Com vocês então....os Mestres com a palavra:

Escolha o seu. Escolha aquele que se encaixe melhor com você, com seu jeito de ser! De minha parte, e da parte da Princesa, fico com ambos e mais todos aqueles que já postei no Morte & Vida

Sou todo ouvidos, Mestres:

FERNANDO PESSOA

          A alma humana é vítima tão inevitável da dor que sofre a dor da surpresa dolorosa, mesmo com o que devia esperar. Tal homem, que toda a vida falou da inconstância e da volubilidade feminina como de coisas naturais e típicas, terá toda a angústia da surpresa triste quando se encontre traído em amor - tal qual, não outro, como se tivesse sempre tido por dogma ou esperança a fidelidade e a firmeza da mulher.

            Tal outro, que tem tudo por oco e vazio, sentirá como um raio súbito a descoberta de que têm por nada o que escreve, ou que é estéril o seu esforço por ensinar ou que é falsa a comunicabilidade da sua emoção.

              Não há que crer que os homens, a quem estes desastres acontecem, e outros desastres como estes, houvessem sido pouco sinceros nas coisas que disseram, ou que escreveram, e em cuja substância esses desastres eram previsíveis ou certos. Nada tem a sinceridade da afirmação inteligente com a naturalidade da afirmação espontânea. E isto parece poder ser assim, a alma parece poder assim ter surpresas, só para que a dor lhe não falte, o opróbrio não deixe de lhe caber, a mágoa não lhe escasseie como quinhão / igualitário / na vida. Todos somos iguais na capacidade para o erro e para o sofrimento. Só não passa quem não sente; e os mais altos, os mais nobres, os mais previdentes, são os que vêm a passar e a sofrer do que previam e do que desdenhavam. É a isto que se chama a Vida.


(Fernando Pessoa  -  Livro do Desassossego)


O GURU DOS GURUS 

(A Princesa também curte um boteco e uma boa piada. E uma boa cerveja acompanhando o papo também, claro):

O Guru dos gurus estava morrendo. Formou-se uma gigantesca fila para as despedidas. Aí, o da frente, perguntou ao Guru:

“-Mestre, Grande Guru: por favor, antes de morrer, diga-me, afinal, o que é a vida”?

O paciente e moribundo Guru, respondeu:

“A vida, meu filho, a vida é igual a uma xícara de chá”

A resposta do Guru correu aquela imensa fila, de um em um, até aquele que estava em último lugar, que era o Paulo Fernando.

Qdo o PF ouviu a resposta do Guru, claro, não se deu por satisfeito. Aí retrucou:

“- Como assim, igual a uma xícara de chá? Não entendo e não me satisfaço com esta resposta”

A dúvida do PF tb correu toda a fila, até chegar ao primeiro.

“- Mestre, mandaram dizer que não entenderam. Que não ficaram satisfeitos com a sua resposta”!

Antes do último suspiro, disse o GURU dos Gurus:

‘- OK, vocês venceram! Direi então: A vida, NÃO é igual a uma xícara de chá”!


Então partiu. Com a sensação e a certeza do dever cumprido!
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Pronto!

HÁ VIDA?????

Entonces.......

À VIDA

Vou “lá”, gravar meu DVD. Depois eu volto, com a homenagem do Premê aos Grandes Mestres. Padrão Premê, como não poderia deixar de ser!!!

À VIDA!!!!





(Vou tirar proveito de maresia estar tão pertinho de mim aqui –rs. Valeu a dica, Fernandinho)

 FUI!!!


* Não tenho culpa! Mais uma zoada da "Tetê Espíndola" em cima de mim, pobre Princesa: post feito pelo Paulo FERNANDO, usando um vídeo sobre um poema do FERNANDO Pessoa, que por sua vez foi editado lindamente (e por mim "roubado"), pela FERNANDA Markus)

Sossega, Tetê!!!

Nenhum comentário: